Publicidade
| Em 4 anos atrás

Pit dogs são transformados em patrimônio cultural de Goiás

Compartilhar

Quem não gosta de um bom sanduíche feito em um pit-dog em praças goianas? Pois é. O bom goiano tradicional não dispensa um bom x-tudo de vez em quando e o melhor de tudo é que agora esses lanches deliciosos se tornaram patrimônio cultural imaterial do Estado de Goiás. A lei foi sancionada na tarde desta quinta-feira (08/10) pelo governador Ronaldo Caiado (DEM).

A medida além de reforçar a importância cultural dos estabelecimentos assegura o funcionamento de 1.602 estabelecimentos em Goiânia e quase 3 mil em todo o Estado, além de garantir o emprego de muitas pessoas. Apenas na capital, segundo estimativas do Sindicato de Proprietários de Pits Dogs em Goiânia (Sinopitdog), a atividade gera 40 mil postos de trabalho.

No evento, o governador também reconheceu a atuação dos pit dogs como primeiro emprego para grande parcela da população, “sendo uma fonte de renda para muitos jovens continuarem seu projeto de vida”. Afirmou ainda que a visita a um pit dog é um hábito gastronômico de todos os goianos pelos tipos e variedade de sanduíches, e que são, no final do dia, sempre um ambiente agradável para se alimentar. “São indiscutivelmente um patrimônio imaterial de Goiás. Temos um respeito enorme pelo que vocês desenvolvem no Estado”, garantiu o governador. 

Publicidade

Diretor do SindiPitdog, Josias Lima da Silva é proprietário de pit dog há 23 anos e lembrou do combate à criminalidade promovida pelo governador Ronaldo Caiado, que trouxe mais segurança à população e falou da relevância que tem a sanção da lei para o segmento. “Governador, estamos muito felizes, pode ter certeza disso, não vamos esquecer. Nossa categoria é humilde e pequena, mas quando se soma, ficamos grandes. Somos grandes empregadores de Goiás, principalmente do primeiro emprego”, frisou. “Hoje, minha família e eu, oferecemos 70 empregos diretos, essa é a nossa contribuição.”

Publicidade
Publicidade