Categorias: Brasil

Pisa 2018: 13 mil estudantes de 661 escolas participam do programa

Aproximadamente 13 mil estudantes brasileiros testaram os seus conhecimentos em Leitura, Matemática e Ciências Aplicadas no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes – o Pisa 2018. Foram convocados até 33 estudantes em cada uma das 661 escolas brasileiras selecionadas nas redes públicas e privadas. Aplicado em mais de 80 países em todo o mundo, o Pisa visa avaliar a qualidade da educação básica e a iniciativa do estudante em buscar, interpretar e analisar conteúdos associados a situações que ultrapassam a esfera escolar. O resultado será publicado apenas em 2019.

Entre todos os temas abordados, a leitura foi o principal tema do Pisa 2018. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), “a proposta para esta área foi de analisar o conhecimento dos estudantes tendo como base a diversidade de um mundo globalizado, incluindo as habilidades de leitura necessárias, na atualidade, para crescimento individual, sucesso educacional, participação econômica e cidadania”.

Diante da importância da leitura no contexto escolar para o desenvolvimento do aluno, são desenvolvidas diversas iniciativas que para estimular as competências associadas à leitura. “Através das atividades lúdicas, rodas de leitura dentre outras práticas, identificamos como o aluno está em seu processo de aprendizagem. Ele é incentivado a desenvolver sua autonomia, confiança e compreensão diante de situações do dia a dia que necessitam da leitura e da interpretação. Isto favorece o crescimento intelectual do aluno enquanto cidadão”, destaca a pedagoga Marina Rhein dos Reis.

A amostra brasileira que participou da avaliação Pisa contemplou nascidos em 2002 que cursavam a partir do 7º ano do Ensino Fundamental. Na esfera internacional, a maioria dos participantes têm 15 anos, idade em que é encerrada a educação básica obrigatória em grande parte dos países.

A criação de projetos literários que destaquem autores importantes, além dos clássicos da literatura nacional e internacional, ou a “simples” adoção de livros paradidáticos para trabalhar ao longo do ano são válidas. “A cada trimestre adotamos um livro paradidático o qual servirá de base para atividades que resultam, entre outras, em apresentação de dança, pinturas e livros”, pontua Reis ao citar as atividades desenvolvidas no âmbito escolar.

As provas do Pisa também incluem questões sobre letramento financeiro para avaliar o conhecimento dos jovens no que tange a dinheiro e investimentos, bem como compreender os critérios adotados para a tomada de decisões que envolvam tais questões.

Keila Borges

Notícias Recentes

Em Anápolis, pesquisas mostram Gomide à frente, Eerizânia crescendo e Márcio caindo

Avaliação feita pelo DG sobre as últimas pesquisas sobre a corrida eleitoral em Anápolis, mostram…

16/08/2024

Governo finaliza reforma de duas plataformas do Eixo Anhanguera

Na última quarta-feira (14) o Governo de Goiás entregou mais duas plataformas do Eixo Anhanguera…

15/08/2024

Após retaliação, presidente do Supremo reage e antecipa julgamento sobre suspensão de “emendas Pix”

Após Congresso retaliar, presidente do STF, Roberto Barroso, antecipa para esta sexta-feira julgamento da suspensão…

15/08/2024

Escola Rural Conquista 5º Lugar no IDEB com Nota 7,4: Colégio Estadual Professora Aurelice Gomes da Fonseca

O Colégio Estadual Professora Aurelice Gomes da Fonseca, localizado em uma zona rural, foi destaque…

15/08/2024

Vila Nova negocia atacante com futebol da Turquia

O Vila Nova Futebol Clube anunciou a negociação do atacante Juan Christian para o futebol…

15/08/2024

TRE define Record para transmitir horário eleitoral de Aparecida

Coligação de Leandro acusa Professor Alcides de tentar evitar transmissão do horário eleitoral gratuito, cidade…

15/08/2024