A rede hoteleira de Pirenópolis deve passar a operar com 65% da capacidade total a partir deste mês. Com o avanço da vacinação e a redução do número de contaminados, o município vê segurança para ampliar o número de leitos disponíveis.
Atualmente, o decreto municipal permite que hotéis, pousadas, pensões e congêneres atuem com 50% da capacidade total. Ainda nesta sexta-feira (9) a prefeitura deve autorizar a ampliação.
Pirenópolis tem procura ainda maior em julho, que marca o período de férias. Por isso, a medida viria também para dar fôlego ao setor hoteleiro, que frequentemente tem tido suas reservas esgotadas pela alta demanda e baixa disponibilidade de leitos.
Segundo a secretária de Turismo, Vanessa Leal, estudos epidemiológicos embasam a ampliação. Numa pesquisa realizada com os turistas, foi observado que 99% deles não teve sintomas de covid-19 após passarem pelo município. Além disso, na testagem rotineira que é feita com os colaboradores desde abril, apenas 1% dos trabalhadores dos hotéis testaram positivo.
“Os protocolos adotados no município são efetivos. Claro que isso não nos permite descansar. Continuamos alerta, mas ficamos muito felizes. Estamos monitorando turistas e colaboradores do turismo”, disse à Rádio Bandeirantes Goiânia.
A vacinação também está adiantada. De acordo com a secretária, 62% da população acima de 18 anos já recebeu pelo menos uma dose da vacina contra a covid-19. Além disso, o número de contaminados caiu, o que facilita o rastreio de possíveis infectados. “Estamos fazendo o rastreamento de possíveis assintomáticos para que não tenhamos uma larga contaminação”, pontuou.
Pirenópolis ainda mantém a obrigatoriedade de reserva para entrada na cidade de quinta-feira a domingo. As equipes também orientam sobre as regras para circular no município, como obrigatoriedade do uso de máscara, distanciamento e uso de álcool em gel. “Estamos tentando pegar todas as pontas para que Pirenópolis possa se consolidar como um destino seguro na viagem”, destacou Leal.
O toque de recolher também vigora de 0h às 5h. Bares e restaurantes fecham às 23h.
Animada, a secretária faz o convite aos turistas. “Venham conscientes, venham responsáveis. O momento de pandemia exige de nós um comportamento diferente”.