Publicidade
Economia
| Em 2 anos atrás

PIB de Goiás atinge índice histórico e cresce mais do que o dobro da média nacional, em 2022

Compartilhar

O governador Ronaldo Caiado, apresentou, na manhã desta segunda-feira (17), os dados do Produto Interno Bruto (PIB) de Goiás. Conforme revelado, em 2022, o Estado atingiu R$ 279,5 bilhões. Este foi o maior crescimento da história em 12 anos, mais do que o dobro da média nacional.

De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Instituto Mauro Borges (IMB), a média nacional alcançou 2,9%, enquanto Goiás, no primeiro semestre de 2022, chegou a 6,6%. Ou seja, mais do que duas vezes o patamar de todo Brasil.

Publicidade

Conforme os dados apresentados, os segmentos de maior destaque na arrecadação são agropecuária com 7,7%; indústria com 7,6% e serviços com 6,2%.

Publicidade

Inclusive, o setor agropecuário apresentou um déficit de 1,7% na média nacional. Em comparação com a produção de nível nacional, Goiás tem um crescimento de 8%.

Publicidade

Além disso, Goiás lidera o ranking como maior gerador de empregos formais do Centro-Oeste. Mato Grosso do Sul atingiu 40.588 vagas formais, Distrito Federal 45.900, Mato Grosso 57.472 e Goiás com 87.247.

Nos últimos dez anos, Goiás obteve o maior nível de ocupação. Atualmente, cerca de 3,7 milhões goianos possuem trabalho remunerado. Segundo os dados, este aumento representa 10,1% de rendimento médio. Nos últimos oito anos, Goiás apresentou a menor taxa de desemprego no país, chegando a 7,10%.

Publicidade

Caiado destaca que isso é o reflexo da importância de proteger a vida das pessoas durante a pandemia da Covid-19, sendo fundamental para a recuperação econômica do Estado. “Salvar e cuidar vidas é um princípio que não abrimos mão, e esse é o reflexo da recuperação em um espaço curto de tempo”, disse.

Crescimento setor industrial

Em 2022 o setor industrial teve um crescimento maior. De acordo com o secretário de Indústria, Comércio e Serviço, Joel Sant’Ana Braga Filho, além do governo, os empresários também deram sua contribuição quando Caiado, pediu no início do seu governo para eles ajudarem com o incentivo. “Hoje estamos colhendo o resultado”, destaca.

O secretário ressalta que o governo de Goiás da segurança para o empresário investir no Estado. “Não é só a segurança pública, é a segurança jurídica dos incentivos, na educação, da saúde. Então, tudo colabora para que os empresários venham investir”, destaca.

Segundo Joel, Goiás hoje tem uma posição logística privilegiada no Brasil, com a parte de infraestrutura como estradas e ferrovias.

Publicidade
Leonardo Calazenço

Jornalista - repórter de cidades, política, economia e o que mais vier! Apaixonado por comunicação e por levar a notícia de forma clara, objetiva e transparente.