Publicidade
Categorias: Brasil
| Em 8 anos atrás

PF destrói 362 mil pés de maconha e 159 mil mudas em Pernambuco

Compartilhar

A PF em Pernambuco divulgou nesta quarta (29) o balanço da Operação Baraúna, realizada entre os dias 15 e 22 deste mês, que destruiu 362 mil pés de maconha e 159 mil mudas da planta em 97 áreas. Os plantios ilegais foram encontrados em ilhas do Rio São Francisco localizadas nos municípios de Orocó, Cabrobó e Belém do São Francisco. As informações são da Agência Brasil.

Segundo nota, uma tática descoberta foi a mistura de pés de mandioca e maconha no mesmo local, para ocultar a planta proibida dos helicópteros que fiscalizam a região. A PF diz ainda que foi aguardado o período de colheita para ação dos policiais. Caso os 362 mil pés fossem colhidos, seria possível fazer 120 toneladas de maconha.

Publicidade

Foram empregados 40 policiais na operação, entre federais, civis e militares. Três aeronaves -duas da Polícia Federal e uma da Polícia Civil do Distrito Federal/DF ­ foram usadas, além botes infláveis do Corpo de Bombeiros. A polícia também apreendeu 2,1 toneladas da substância pronta para consumo. Ninguém foi preso.

Publicidade

Segundo levantamento da Polícia Federal, a destruição de pés de maconha este ano já superou a do ano passado em Pernambuco. Foram 410 mil plantas desde janeiro até agora, contra 359 mil de todo o ano de 2016.

Publicidade

A maconha pronta para venda já chegou ao mesmo patamar: em 2017, foram apreendidas 2.110 kg e, em todo o ano de 2016, 2.188 kg. (Folhapress)

 

Publicidade
Publicidade