O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) e candidato à reeleição ao Palácio das Esmeraldas pode atingir neste domingo (02/10), dois feitos inéditos: liquidar a fatura logo no primeiro turno do pleito pela segunda vez consecutiva e, ainda repetir ou até mesmo aumentar a votação expressiva que recebeu quatro anos atrás quando encerrou o processo eleitoral de forma vitoriosa com 59,73% dos votos válidos.

A “fotografia do momento” otimista e favorável ao governador Ronaldo Caiado às vésperas da eleição é revelada por meio de duas pesquisas: a Diagnóstico, feita em parceria com o Diário de Goiás e a do Instituto Serpes, divulgada pelo Jornal O Popular. Em ambas, o médico aparece com índices próximos aos que o levaram a vitória em primeiro turno, no pleito passado.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Na reta final, Caiado recebe 62% dos votos de Lula e 46% de Bolsonaro 

Publicidade

NÃO DEIXE DE LER: Veja quais propostas feitas em 2018 por Ronaldo Caiado, que está próximo da reeleição, foram cumpridas

Publicidade

A pesquisa Diário de Goiás/Diagnóstico divulgado na manhã desta sexta-feira (30/09) mostra o seguinte cenário: o governador Ronaldo Caiado com 59,56% dos votos válidos ante a 21,90% do ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (Patriota). À noite, a Serpes revelou dados um pouco mais otimistas para Caiado, na mesma dose em que caí um balde d’água fria para a campanha do ex-prefeito de Aparecida: quase 61% dos votos válidos contra 23,90%.

Sem propaganda eleitoral já encerrada, com o clima da campanha esfriando e tampouco novos embates acontecendo, é pouco provável que a “fotografia” do momento mude até a abertura das urnas no fim da tarde deste domingo (02/10) e o governador Ronaldo Caiado caminha para encerrar o pleito logo no primeiro turno.

Publicidade

Ao Diário de Goiás, o cientista político Guilherme Carvalho faz um resumo de como o governador Ronaldo Caiado conseguiu chegar ao atual contexto. “O governador Ronaldo Caiado construiu uma ampla aliança. Eu digo que isso vem desde antes da pandemia onde ele foi construindo palanques municipais e atraindo prefeitos e esse processo se consolidou ainda mais em março deste ano na janela partidária quando ele demonstrou bastante robustez e trato político na hora de arregimentar bases por todo o interior”, pontuou.

Publicidade