A primeira rodada da pesquisa eleitoral Serpes, publicada pelo jornal O Popular, para o segundo turno da eleição para prefeito de Goiânia revela disputa acirrada entre os candidatos Iris Rezende (PMDB) E Vanderlan Cardoso (PSB). Em votos válidos a diferença é de apenas 3,2 pontos percentuais para o peemedebista para margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.
Com texto de Eduardo Sartorato, o jornal, corretamente, afirma que a margem de erro é maior nos votos válidos por causa da exclusão dos que optaram por branco, nulo ou indecisos.
O levantamento aponta, em votos válidos, que o candidato Iris Rezende (PMDB) tem 51,6% dos votos e Vanderlan Cardoso tem 48,4%, um diferença de apenas 3,4% para o candidato.
A pesquisa Serpes indica um cenário semelhante ao que divulgado pela pesquisa Veritá, no dia 6 passado (Veja os numeros, aquí). Ela apontava uma diferença 0,6 pontos maior (3,8 pontos percentuais, em votos válidos).
{source}
<script id=”infogram_0_4e570297-cf96-4dc1-b294-a4cea12be288″ title=”Copy: Copy: trindade” src=”//e.infogr.am/js/embed.js?se2″ type=”text/javascript”></script><div style=”padding:8px 0;font-family:Arial;font-size:13px;line-height:15px;text-align:center;border-top:1px solid #dadada;margin:0 30px”><a target=”_blank” href=”https://infogr.am/4e570297-cf96-4dc1-b294-a4cea12be288″ style=”color:#989898;text-decoration:none;”>Copy: Copy: trindade</a><br><a style=”color:#989898;text-decoration:none;” href=”http://charts.infogr.am/bar-chart?utm_source=embed_bottom&utm_medium=seo&utm_campaign=bar_chart” target=”_blank”>Create bar charts</a></div>
{/source}
Estimulada
No levantamento estimulado, quando o entrevistado mostra os nomes dos candidatos a prefeito de Goiânia, o candidato Iris Rezende tem 41,9%, e Vanderlan Cardoso tem 39,3%, os eleitores que declararam votar nulo ou anular o voto somaram 10,6%. A diferença (2,6 pontos percentuais) é ainda menor do que em votos válidos e indica a mais acirramento na disputa entre Iris e Vanderlan.
O Serpes também aponta que 8,2% do eleitorados goianiense ainda não decidiu o voto.
Espontânea tem diferença menor entre Iris e Vanderlan
No levantamento espontâneo, aquele que não é apresentado cartela com o nome dos candidatos e o eleitor responde ao nome do candidato, a situação é a mais disputada, ainda, entre os dois candidatos do segundo turno, em Goiânia. Iris Rezende lidera com 39,6% , seguido por Vanderlan com 37,6%, o percentual de quem votaria branco ou nulo é de 10,8% e os candidatos indecisos somam 12%. Apenas 2 pontos percentuais separam os candidatos e isso, na margem de erro de 4 pontos percentuais, aponta para empate técnico.
Rejeição
Ao ser questionado em qual candidato não votaria de jeito nenhum, se a eleição fosse hoje, 57,9% dos eleitores declaram que não rejeitam nenhum dos dois candidatos que disputam o cargo de prefeito de Goiânia. O candidato Iris Rezende tem rejeição maior, com 26,8% e o candidato Vanderlan Cardoso é rejeitado por 22% do eleitorado. Já 1,7% dos eleitores não definiu se rejeita algum candidato. Considerando a margem de erro, há um empate técnico também na rejeição com leve desvantagem para o peemedebista.
Dados
A pesquisa Serpes/O Popular ouviu 601 eleitores enrte os dias 5 e 7 de outubro, tem margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. O indice de confiança da pesquisa é de 95%.
Registro
A pesquisa foi regristrada o TSE com o numero GO-06833/2016. A empresa serpes foi contratada pela Jaime Camara e Irmãos associados para realizar o levantamento.
Bairros pesquisados
Centro: Centro, Setor Bueno, Setor Coimbra, Setor Norte Ferroviário, Setor Oeste e Setor Sul. Norte: Bairro da Vitória, Bairro São Carlos, Jardim Balneário Meia Ponte, Jardim Curitiba III, Jardim Nova Esperança, Setor Criméia Oeste e Vila Santa Helena. Sul: Jardim América, Jardim Goiás, Setor Marista, Setor Nova Suíça e Vila Redenção. Leste: Bairro Feliz, Jardim Guanabara II, Jardim Novo Mundo e Vila Concórdia. Oeste: Araguaia Park, Cidade Jardim, Conjunto Cachoeira Dourada, Conjunto Guadalajara, Jardim Ana Lúcia, Parque Amazônia, Parque Anhanguera II e Vila Rezende.