Nova rodada da pesquisa Serpes, divulgada nesta sexta-feira (19), mostra que o deputado estadual Antônio Gomide, pré-candidato a prefeito de Anápolis, mantém chances reais de vencer ainda no primeiro turno, em 6 de outubro. O levantamento mostra que, sozinho, Gomide tem mais de 42% das intenções de voto, enquanto, somados, os sete adversários alcançam juntos menos de 40%.
Realizada pelo Serpes em parceria com o Jornal Contexto, o levantamento mostra Antônio Gomide (PT) com 42,1%, em primeiro lugar, e Márcio Corrêa (PL) com 29,5% das intenções de voto na estimulada, em segundo.
Bem distante, na terceira posição, aparece José de Lima (PMB), com 5,7%; em quarto Eerizania Freitas (UB), com 2,7%; enquanto Hélio Lopes (PSDB) tem 1,3% dos votos. Somados, Mariane Stival (PDT), Lisieux Borges (PSB) e Kim Abrão (PSD), não atingem 1%.
Quando considerada a margem de erro da pesquisa Serpes, de 5%, para mais ou para menos, a possibilidade de vitória de Gomide no primeiro turno é real. Visto que Antônio Gomide tem a maioria absoluta, enquanto os adversários somam 39,2%.
Na última rodada Serpes, divulgada no início de junho, o petista aparecia ainda melhor posicionado, com 60% e o liberal Márcio Correia com 13%.
Por um lado, a pesquisa mostrava um salto de Gomide em relação à rodada Serpes divulgada em fevereiro, apontando crescimento de 12% entre ambas. Agora, a rodada divulgada nesta sexta, sinaliza que a diferença entre ambos caiu, mas que ainda assim Gomide lidera com folga em Anápolis.
Outras pesquisas divulgadas esta semana mostraram que a liderança de Antônio Gomide se mantém nas intenções de voto dos anapolinos.
Como mostrou o Diário de Goiás na quarta-feira (17), o Paraná Pesquisas divulgou levantamento indicando que o deputado estadual alcançou 44,8% das intenções de votos na cidade. Já Márcio Correa (PL) apareceu com 32,9%. Os demais pré-candidatos não pontuaram acima de 1%.
Já no levantamento do Instituto Voga, Gomide aparece com 43%, enquanto os adversários somados chegam a 36,64% das intenções de voto.
O Instituto Serpes entrevistou 601 eleitores do município de Anápolis entre os dias 9 e 11 de julho. O intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número GO-07075/2024.