Uma pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel, líder mundial em conhecimentos e insights sobre o consumidor, mostra que cada vez mais brasileiros estão optando por marcas próprias de redes de supermercado ao fazerem as compras para casa. De junho de 2014 a junho de 2015, esses produtos chegaram a 61% dos lares no país, ou seja, mais de 31 milhões de domicílios. O levantamento aponta também que a avaliação dos consumidores para esses produtos melhorou, tanto no aspecto de qualidade, quanto de preço.
De acordo com a pesquisa, a mudança de comportamento é reflexo da inflação e do atual momento econômico vivido pelo país. Nesse cenário, os produtos de marca própria, uma variável cada vez mais presente em gôndolas dos supermercados, tornam-se ainda mais atraentes, sobretudo porque possuem preços até 55,3% mais baratos que as marcas mais conhecidas do mercado. Segundo o levantamento da Kantar Worldpanel, em 2013, 68% dos compradores classificaram o valor das marcas próprias como bom ou muito bom. Em 2015 o número chegou a 77%.
No que se refere à qualidade, os consumidores também se mostram mais satisfeitos. Em 2013, 74% dos consumidores destacaram a qualidade desse tipo de produto. Neste ano, o índice saltou para 86%. Essa mudança de comportamento é comprovada também por tradicionais redes de supermercado, que apostam em seus próprios produtos, como revela pesquisa feita com consumidores pelo GPA, grupo que detém as marcas Pão de Açúcar e Extra. Um levantamento da companhia apontou que, em tempos de recessão, parte dos consumidores optam por trocar as marcas tradicionais, atraída pelo preço inferior ou, em maior proporção, pela melhor relação preço/qualidade.
Com foco neste último grupo, o Extra conta com a Qualitá, maior marca exclusiva em portfólio do GPA, com 1400 produtos entre itens de higiene a mercearia básica. Já para os consumidores de primeiro preço, a rede de hipermercados lançou duas marcas novas: Pra Valer e Liss. Essa estratégia tem resultado em ganhos de participação nas vendas. Em 2014, o GPA, que trabalha com oito marcas exclusivas, num total de quase 4 mil itens, registrou elevação de 11% na participação das vendas no multivarejo, considerando as vendas do Extra e Pão de Açúcar. Em 2008, esse percentual era de 8%.
Para fidelizar essa clientela, os produtos de marcas próprias do GPA seguem rígidos controles de qualidade. A companhia deu um importante passo na profissionalização desses processos no início de 2013, quando lançou o Programa Evolutivo de Qualidade (PEQ), que atinge 100% dos fornecedores das marcas Qualitá e Taeq, avaliados anualmente por uma auditoria. Se a nota estiver abaixo da estipulada para corte, o fornecedor será automaticamente excluído da lista de parceiros. Se estiver acima desse critério, mas abaixo da nota 80, o fornecedor recebe treinamento para que consiga evoluir e melhorar o desempenho.
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