A nova rodada da pesquisa Ipec, encomendada pela Rede Globo e divulgada na noite desta segunda-feira (29), mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), lidera o ranking das intenções de voto com 44%, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL), segue com 32%. A diferença é de 12 pontos percentuais.
A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, assim, Lula pode também estar atrás da soma dos demais, o que levaria a disputa para o segundo turno. Em seguida aparece Ciro Gomes (PDT) com 7%, Simone Tebet (MDB), com 3% e Felipe d’Avila (Novo), 1%. Outros nomes foram citados, mas não pontuaram.
Votos branco e nulo somam 7%, e não responderam ou não souberam responder chegam a 6%. Pela primeira vez na pesquisa, o nome do candidato Roberto Jefferson (PTB) apareceu.
Primeiro turno – Estimulada
Já na pesquisa espontânea, ou seja, quando os nomes dos candidatos não aparecem, Lula também lidera com 40%, e Bolsonaro 31%, neste cenário a diferença é de 9 pontos percentuais.
A pesquisa Ipec também avaliou um cenário de um segundo turno entre Lula e Bolsonaro. Neste embate, ambos oscilaram na margem de erro. Na pesquisa anterior, Lula aparecia com 51% dos votos, enquanto Bolsonaro tinha 35%. Brancos e nulos eram 9%, e indecisos, 5%. O petista, portanto, oscilou um ponto percentual para baixo, enquanto Bolsonaro oscilou dois pontos para cima.
Ainda conforme a pesquisa, os entrevistados opinaram sobre a rejeição aos nomes dos candidatos à Presidência. Bolsonaro foi o mais citado entre os nomes onde s eleitores não votariam, com 47%, em seguida Lula com 36%. Ciro Gomes com 16% de rejeição.
O levantamento ouviu 2.000 pessoas presencialmente entre 26 e 28 de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo BR-01979/2022.