A pesquisa Radar Jovem 2015, divulgada nesta terça-feira (29), realizada pela empresa B2, especializada em conectar marcas aos jovens, identificou que 32% dos entrevistados acreditam que a situação econômica do país influencia na maneira como eles usam o dinheiro. O levantamento foi feito com quatro mil jovens com idade entre 18 e 29 anos.
Em momento de economizar, 53% dos entrevistados responderam que preferem guardar o dinheiro, 11% preferem investir e 34% optam por deixar o dinheiro na conta bancária. Aproximadamente 4% dos jovens não fazem economia.
A pesquisa, que aborda temas como fonte de renda, marcas consumidas e desejadas, perfil de compra e posicionamento econômico e político dos jovens, mostra ainda que mais de 50% dos entrevistados preferem gastar dinheiro com roupas e eletrônicos.
A metodologia da pesquisa possui três fases. No Módulo 1, os entrevistados respondem uma séria de perguntas sobre etnografia, informando dados pessoais, de consumo, como aquisição de informações, relação com política e lazer; bens de consumo, como produtos que costuma comprar e marcas que deseja.
O Módulo 2 questiona intenções de comportamento do entrevistado em relação à rotina. A terceira fase, chamada de acompanhamento, acontece por mídias sociais, em tempo real, que auxiliar na compreensão e comparação das intenções e atitudes dos jovens.
O cruzamento das informações das intenções de comportamento e das ações efetivamente realizadas consolida o resultado da pesquisa.