A nova rodada da pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (31), aponta estabilidade entre os dois principais candidatos na disputa para Presidência. Com diferença de 12 pontos percentuais, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), segue liderando as intenções de voto com 44%, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL), se mantém com 32%.
Na última rodada divulgada no dia 17 de agosto, o petista contava com 45%, contra 33% do candidato à reeleição. Seguindo os dados da pesquisa, o candidato Ciro Gomes (PDT), segue com 8% das intenções de voto, Simone Tebet (MDB), 3% e Vera Lúcia (PSTU), 1%. Outros nomes não pontuaram. Votos branco e nulo somam 6%, e não responderam ou não souberam responder, 5%.
Em um cenário de segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o petista levaria vantagem com 51% das intenções de voto, contra 37% de Bolsonaro. Na última rodada Lula aparecia com 50,1%, contra 38,8% de Bolsonaro
Neste caso, segundo a pesquisa, Lula levaria vantagem em 48% dos eleitores de Ciro Gomes, 32% dos eleitores de Tebet e 26% dos demais candidatos. O presidente Bolsonaro fica com 20% dos apoiadores do pedetista, 16% da senadora e 45% dos outros.
A pesquisa mostra ainda que o presidente Jair Bolsonaro (PL) continua liderando o maior índice de rejeição por 56% dos eleitores. Crescimento de um ponto percentual em relação a última rodada. A oscilação está dentro da margem de erro, que é de 2 pontos percentuais.
Em seguida, aparece Lula, rejeitado por 43% dos eleitores. Já Ciro Gomes (PDT) conseguiu melhorar índice, que passou de 52% para 48%.
A pesquisa ouviu 2 mil pessoas maiores de 16 anos entre os dias 25 e 28 de agosto em todos os estados brasileiros. A margem de erro é de 2%, para cima ou para baixo, e possui um nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-01167/2022.