Essa é a primeira pesquisa realizada pelo Instituto no segundo turno
A primeira rodada da pesquisa Fortiori, divulgada hoje, 14, aponta que o governador Marconi Perillo lidera a disputa de segundo turno com 59,3% dos votos válidos(Após exclusão de brancos, nulos e indecidos), o candidato Iris Rezende (PMDB), tem 40,7% dos votos válidos. Os dados foram coletados entre 08 e 11 de outubro.
Em votos totais, o governador tem 52% das intenções de votos, diante de 36% obtidos por Iris. Os eleitores indecisos somam 5% e 7% afirmam que votarão em branco ou anularão o voto para governador.
Votos válidos
Marconi Perillo 59,3%
Iris Rezende 40,7%
A pesquisa Fortiori perguntou aos eleitores sobre a expectativa de vitória no segundo turno da eleição, independente da opção dos entrevistados. O candidato do PSDB foi mais citado com 74%, Iris Rezende por 20% e 6% disseram não saber ou não responderam. A resposta indica que os eleitores consultados percebem que é maior a probabilidade de vitória do candidato Marconi Perillo.
Expectativa de vitória
Marconi Perillo 74%
Iris Rezende 20%
Não sabe/respondeu 6%
Na espontânea, em que os eleitores respondem com a citação ao nome do candidato sem a apresentação do cartão com os candidatos, Marconi Perillo(48%) tem uma frente de 16 pontos percentuais contra o candidato Iris Rezende (32%). 13% dos eleitores se disseram indecidos e 7% manifestaram a intenção de votar branco ou nulo.
Espontânea
Marconi PSDB 48%
Iris PMDB 32%
Indeciso 13%
Brancos e nulos 7%
Decisão do voto chega a 90%
Na pesquisa Fortiori, 90% dos eleitores consultados, independente da opção de voto, estão com o voto definido. 9% dos eleitores disseram que podem mudar e 1% disseram que não ter uma avaliação segura diante da questão. Assim, a campanha chegou a um ponto de alto grau de decisão por parte dos eleitores e indicia uma pequena margem de mudança no quadro.
90% É definitiva
9% Pode mudar
1% Não sabe
A primeira rodada da pesquisa Fortiori sobre a segunda fase da disputa, realizada entre os dias 8 e 11 de outubro. O Fortiori entrevistou 1.000 eleitores em todas as regiões do Estado. A margem de erro do levantamento é de 3,1 pontos percentuais, para mais ou para menos. Registros na Justiça Eleitoral: TRE-GO 00188/2014 e TSE 01089/2014, ambas registradas em 9 de outubro de 2014.