Publicidade
Eleições 2022
| Em 2 anos atrás

Pesquisa Diário de Goiás/Diagnóstico aponta empate técnico entre Bolsonaro e Lula em Goiás

Compartilhar


A primeira rodada da pesquisa Diagnóstico encomendada pelo Diário de Goiás, divulgada nesta quarta-feira (10/08), aponta empate técnico entre o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na disputa presidencial, em Goiás. O levantamento indica que o capitão da reserva tem 38% enquanto o petista 36,2% do eleitorado goiano.

Distante da polarização, o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro, com 5,8%. O deputado federal André Janones (Avante), tem 2% mas retirou sua candidatura para entrar na campanha petista. A senadora Simone Tebet (MDB) está  com 1,2%, seguido do coach Pablo Marçal (Pros), com 1,1%. O empresário, no entanto, vive um embate judicial e uma disputa interna pelo comando do partido que se divide entre a candidatura própria e o apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Publicidade

Os resultados são referentes à pesquisa na modalidade estimulada, ou seja, onde todos os nomes dos candidatos são apresentados. Demais nomes como Vera Lúcia (PSTU), Sofia Manzano (PCB), Eymael (DC), Felipe d’Avila (Novo) e Leonardo Péricles (UP) aparecem com menos de 1%. Além disso, do total de entrevistados, 8,8% representam os votos brancos e nulos, enquanto 5,9% não souberam responder em quem votariam. 

Publicidade

Na pesquisa espontânea, onde os nomes dos candidatos não são apresentados aos eleitores, Bolsonaro também lidera na opção de voto dos goianos com 33,7% e Lula aparece em seguida com 28,9%. Ciro Gomes segue na terceira posição com 1,8%. Os demais nomes ficaram abaixo de 1%. Votos brancos e nulos somam 6,8% e 27% não souberam responder.

Publicidade

Rejeição

No cenário político presidencial em Goiás, Lula é o mais rejeitado entre os nomes. Ele lidera o ranking com 46,2%, Bolsonaro aparece em seguida com 41,8% seguido de Ciro Gomes, com 22,3%. Pablo Marçal, Simone Tebet e André Janones aparecem com os respectivos 9% de rejeição.


Confira o ranking de rejeição:

Publicidade

Lula (PT) – 46,2%

Jair Bolsonaro (PL) – 41,8%

Ciro Gomes (PDT)  – 22,3%

Pablo Marçal (Pros) – 9,7%

André Janones (Avante) – 9,2%

Simone Tebet (MDB) – 9,2%

Vera Lúcia (PSTU) – 8,6%

Eymael (DC) – 8,4%

Sofia Manzano (PCB) – 8,3%

Felipe d’Avila (Novo) – 8,1%

Leonardo Péricles (UP) – 8,1%


Metodologia

A pesquisa realizou 900 entrevistas presenciais entre os dias 4 e 7 de agosto e foi registrada no TSE sob os números BR-08465/2022 e GO-09336/2022. Foram entrevistados eleitores no Estado de Goiás com idade igual ou superior a 16 anos, de ambos os sexos, classificados proporcionalmente segundo gênero, escolaridade, faixa etária e regiões administrativas, sendo índices IBGE e TRE-GO; b). A margem de erro da pesquisa é de 3,2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O Intervalo de Confiança: 95% (em cada 100 aplicações, apenas 5 ficam fora da margem de erro determinada). A aplicação dos questionários foi feita pelo método de amostragem por cotas. Foram consideradas para cotas as variáveis sexo, faixa etária e região.  Foram checados, no mínimo, 10% dos questionários de cada pesquisador, seja in loco por supervisores ou, posteriormente, por telefone.  Foram designados 20 entrevistadores, 4 coordenadores e 2 supervisores. Apenas um morador-eleitor (filtro) foi entrevistado por residência.

A pesquisa entrevistou eleitores divididos proporcionalmente pelas regiões: Metropolitana (36,0%); Entorno DF (15,0%); Central (11,1%); Sul (7,3%); Norte/Nordeste (7,9%); Sudeste (4,6%); Oeste (6,2%); Sudoeste (9,3%); Noroeste (2,6%). (Com edição de Domingos Ketelbey)

Publicidade
Leonardo Calazenço

Jornalista - repórter de cidades, política, economia e o que mais vier! Apaixonado por comunicação e por levar a notícia de forma clara, objetiva e transparente.