A nova rodada da pesquisa Datafolha para presidente da República divulgada nesta quarta, 10, indica uma leve recuperação da posição da presidente e candidata à reeleição, Dilma Roussef, e uma estagnação da candidata Marina Silva (PSB).
Segundo a pesquisa, a presidente Dilma cresceu um ponto, chegando a 36% das intenções de voto. Ela tinha 35% na última rodada.
Enquanto isso, Marina Silva tinha 34% e agora aparece com 33%. A diferença entre as duas candidatas, é de 3 pontos percentuais.
A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais. Dilma ampliou a diferença, mas ainda é cenário de empate técnico no limite da margem de erro.
Aécio Neves foi citado por 15% dos entrevistados pelo Datafolha e mantém um terceiro lugar que o tira do segundo turno.
Para o segundo turno, a simulação do Datafolha, aponta que Marina Silva teve queda de 48% para 47% e Dilma Roussef passou de 41% para 43%. O percentual de brancos de nulos é de 6% e 4% não responderam ou não quiseram responder.
Entre Dilma e Aécio, a petista venceria por 49% contra 38%. Entre Marina e Aécio, a pessebista sairia vitoriosa num segundo turno de 54% a 30%.
Avaliação do governo
A pesquisa Datafolha identificou que há uma estabilidade na avaliação do governo da presidente Dilma Roussef, em comparação com a pesquisa anterior. O governo da petista é considerado ótimo ou bom por 36% dos entrevistados. 38% consideram o governo regular e 24% consideram a gestão da presidente como ruim ou péssima.
O Datafolha coletou os dados entre os dias 8 e 9 deste mês e foram entrevistados 10.568 eleitores.