Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) demonstrou qual a porcentagem de impostos incidentes nos presentes mais tradicionais de Dia dos Namorados, data comemorada na próxima segunda-feira (12). O levantamento aponta o quanto os impostos impactam no valor final dos produtos.
Entre os itens mais procurados para presentear, estão os perfumes importados. No Brasil, o produto é taxado com 78,99%. Os perfumes nacionais também não ficam muito atrás, a tributação aumenta o preço em até 69,13%.
LEIA TAMBÉM: O que fazer no Dia dos Namorados em Goiânia, ou no final de semana
Outro produto comum entre os presentes de Dia dos Namorados, os chocolates são tributados em 39,61%. Já as flores naturais, ficam até 17,71% mais caras. Por fim, os objetos pessoais, como relógios, tem taxação de 56,14% e joias, de 50,44%. Se a opção for por bijuterias, os impostos serão de 43,36%.
Em caso de produtos importados, o diretor do IBPT, Carlos Pinto, explicou que pesam também o imposto de importação, o frete, a dolarização, o desembaraço aduaneiro e a taxa de comércio exterior, que elevam o preço do produto internamente.
Com informações da Agência Brasil