A segunda rodada de Pesquisa Serpes/O Popular divulgada neste domingo (25) mostra que a segurança continua sendo a maior preocupação dos habitantes de Goiânia. 81% dos entrevistados disseram que esse é o maior problema da capital, enquanto no primeiro levantamento, divulgado em junho, o número era de 69,5%.
De acordo com reportagem publicada no jornal O Popular, o aumento no número de entrevistados que apontaram a falta de segurança como principal problema de Goiânia foi a principal mudança da rodada.
A falta de atendimento à saúde mantém o segundo lugar na lista, com 80,9% – eram 67,3% na primeira pesquisa, seguida da falta de escolas, com 42,8% das indicações. Já o transporte público caiu da terceira para a quarta posição, e aparece com 27,1% das indicações dos entrevistados, 1,9% a menos do que tinha no levantamento realizado em junho.
A pesquisa aponta que a preocupação com o desemprego também perdeu força entre os eleitores. O item caiu da quarta para a quinta colocação, e registrou perda de mais da metade dos votos obtidos na primeira pesquisa: foi de 28,3% para 11,5%.
Na sexta colocação estão as ruas sem asfalto ou esburacadas. Anteriormente, este problema era a nona preocupação dos entrevistados, no entanto, o percentual de pessoas que apontou o item como um dos maiores problemas da capital caiu de 8,8% para 7,3%.
Já a corrupção, apontada por 18,6% dos entrevistados na primeira pesquisa, somou apenas 5$ das indicações ficando na sétima colocação. Foi o item que mais perdeu pontos entre as duas rodadas da pesquisa, realizada poucos dias após o afastamento provisório da ex-presidente Dilma Rousseff.
O levantamento ouviu 601 eleitores em todas as regiões da capital e tem margem de erro de 4 pontos.