Começou na última sexta-feira (1), em Goiás, o período da Piracema, no qual os peixes se reproduzem. Com isso, as pescas esportiva, amadora, subaquática, ornamental e arteseanal estão proibidas em todas as bacias hidrográficas do estado até dia 28 de fevereiro de 2020, quando se encerra o ciclo. 

Também estão proibidas quaisquer tipos de competição ou evento esportivo ligado à pesca. Os quatro meses de defeso são primordiais para a reprodução da fauna aquática, preservação das espécies e manutenção dos estoques pesqueiros. 

Publicidade

O defeso é o período em que as atividades de caça, coleta e pesca esportivas e comerciais ficam vetadas ou controladas. É estabelecido de acordo com a época em que os animais se reproduzem na natureza. Visa à preservação das espécies e à fruição sustentável dos recursos naturais.

Publicidade

 Segundo a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Andréa Vulcanis, é preciso conscientização da sociedade durante o período. “Além do aspecto ecológico e ambiental da proteção das espécies aquáticas, que é nossa obrigação enquanto sociedade, os rios são fonte de alimento e renda para milhares de famílias goianas”, afirma. “Sem o respeito ao período de reprodução esta cadeia sustentável é quebrada e enfrentamos o desequilíbrio e a escassez”, destaca.

Publicidade