Categorias: Política

Perillo entrega leitos de UTI em Jataí

O governador Marconi Perillo participou hoje, em Jataí, no Sudoeste do Estado, da entrega de dez leitos de UTI adulto, conveniados ao SUS, no Hospital Regional da Providência de Deus – Padre Tiago.

No ato, assinou protocolo de intenção para a implantação do serviço de alta complexidade em oncologia (Unacon) na unidade, decretou a isenção da tarifa de água e desconto na energia elétrica consumida pelo hospital e entregou um caminhão autobomba, no valor de R$ 600 mil, para o Corpo de Bombeiros da região.

O anúncio das medidas ocorre em comemoração ao aniversário de 121 anos de Jataí, a ser celebrado amanhã, dia 31 de maio. O Hospital Padre Tiago é filantrópico, mantido pela Associação e Fraternidade Lar São Francisco de Assis da Providência de Deus.

As atividades da unidade tiveram início em junho de 2014. Os leitos custaram R$ 2,7 milhões. Os recursos foram levantados pelos padres franciscanos junto à comunidade e fiéis da região.

Os leitos de UTI adulto poderão receber pacientes de Jataí e dos demais municípios da Regional de Saúde Sudoeste 2, dentro de 30 dias. A Regional Sudoeste 2 abrange as cidades de Aporé, Caiapônia, Chapadão do Céu, Doverlândia, Jataí, Mineiros, Perolândia, Portelândia, Serranópolis e Santa Rita do Araguaia, cuja população é superior a 215 mil habitantes. Na ocasião, Marconi descerrou a placa de inauguração da UTI, chamada Naide Carvalho, em homenagem à ex-primeira-dama do município, presente na solenidade.

Ele pediu, durante a solenidade,  que os representantes do Lar São Francisco emprestem sua competência para a gestão dos hospitais públicos atuais e os que ainda vão ser inaugurados em Goiás.

O representante da associação, Frei Francisco Belotti, por sua vez, disse que a entidade está enviando os papéis para o seu credenciamento como Organização Social (OS) para o Estado. “Esse pedido é muito especial para nós. Vou enviar a documentação”, afirmou.

O prefeito de Jataí, Humberto Machado, parabenizou Marconi pela ação e disse que as parcerias do poder público com entidade beneficentes e privadas é o caminho para garantir a eficiência de serviços públicos.

O secretário de Estado da Saúde, Leonardo Vilela, disse que os leitos serão importantes para toda região Sudoeste do Estado, assim como a unidade de tratamento oncológico. “Vemos estados fechando as portas de UTI e, aqui, em Goiás, estamos abrindo unidades. Isto nos faz referência”, observou.

Marcley Matos

Notícias Recentes

Com time reserva, São Paulo vence Atlético-GO que atinge 14 derrotas no Brasileirão

Nem a mudança de técnico alterou a rotina do Atletico-GO no Campeonato Brasileiro da Série…

11/08/2024

Equipe da França auxilia na remoção de motores da aeronave da Voepass e primeiros corpos são identificados

Neste domingo (11), o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Força…

11/08/2024

Polícia prende quadrilha especializada em furtar cartões presos em caixa eletrônico

Uma ação conjunta entre PMGO, PMDF E PMCE prendeu 4 integrantes de uma quadrilha que…

11/08/2024

Médica que iria embarcar em avião que caiu em Vinhedo mudou passagem após pressentimento do pai

A médica Juliana Chiumento comprou uma passagem para a viagem programada na tarde de sexta-feira…

11/08/2024

Licença-paternidade : Conheça a importância e as regras desse benefício

Conforme a Organização Internacional do Trabalho (OIT), 115 países oferecem o benefício da licença-paternidade. No…

11/08/2024

“Saúde não é despesa, é investimento”, afirma Vanderlan Cardoso

“Saúde não é despesa, é investimento, principalmente na atenção primária”, ressaltou Vanderlan ao tratar da…

11/08/2024