O Cruzeiro enfrenta o Fluminense neste sábado, às 21h, no Mineirão, pelo Campeonato Brasileiro, mas com a cabeça em um objetivo maior para o clube: a Taça Libertadores da América.
Depois do jogo contra o time carioca, o Cruzeiro receberá outro do Rio quatro dias mais tarde. A equipe mineira encara o Flamengo na partida de volta das oitavas de final do torneio continental, podendo até perder por um gol de diferença para avançar -venceu a ida, no Maracanã, por 2 a 0.
Embora o Brasileiro já esteja longe da prioridade do Cruzeiro, o torneio não pode mais ser desprezado. A equipe de Mano Menezes não vence há seis rodadas -três empates e três derrotas- e se distanciou das primeiras colocações.
Começando a segunda rodada do returno na sétima colocação, com 27 pontos, o Cruzeiro terá que mandar seus principais jogadores a campo, o que não era muito usual para Mano Menezes todas as vezes que havia um confronto pela Libertadores ou Copa do Brasil no meio do calendário.
“Como temos um dia a mais para recuperar, a gente entendeu que é melhor escalar os titulares com um jogo na nossa casa, antes do jogo contra o Flamengo”, afirmou Mano. “Queremos voltar a vencer, e isso dá ritmo de competição.”
O lateral direito Edilson, que estava em recuperação de lesão, tem chance de sair jogando. Raniel foi relacionado, mas a posição de centroavante permanece com o argentino Barcos.
O Fluminense voltou a ganhar na rodada passada -1 a 0 sobre o Corinthians- e agora quer embalar. O time tricolor começa a rodada em nono lugar, com um ponto atrás do Cruzeiro.
Por isso, a formação será pouco alterada em relação ao triunfo do Maracanã. Os problemas do técnico Marcelo Oliveira são o atacante Everaldo, contundido, e o zagueiro Digão, que pertence o Cruzeiro e possui um impedimento contratual para enfrentar o ex-clube. Matheus Alessandro e Ibañez serão os substitutos, respectivamente.
CRUZEIRO
Fábio; Edilson (Romero), Dedé, Léo, Egídio; Henrique, Lucas Silva, Robinho, Thiago Neves, Arrascaeta; Barcos. T.: Mano Menezes
FLUMINENSE
Júlio César; Gilberto, Gum, Ibañez, Ayrton Lucas; Richard, Jadson, Dodi, Sornoza; Matheus Alessandro, Pedro. T.: Marcelo Oliveira
Estádio: Mineirão, em Belo Horizonte
Horário: 21h deste sábado
Juiz: Rafael Traci (PR)