Publicidade
Brasil
| Em 1 ano atrás

Por conta da 123Milhas, agências de viagem lideram ranking de reclamações do Procon Goiás

Compartilhar

A 123Milhas foi a campeã de reclamações no ranking do mês de agosto gerado pelo Procon Web (plataforma de atendimentos virtuais do Procon Goiás), com um total de 263 registros. A empresa teve o pedido de recuperação acatado pela Justiça na semana passada, após cancelar pacotes de viagens da linha promo entre os meses de setembro e dezembro de 2023.

Na plataforma Proconsumidor, que reúne estatísticas de atendimentos presenciais, foram registradas 25 reclamações, gerando um total de 288 demandas.

Publicidade

O Procon Goiás orientou os consumidores afetados pela crise da agência de viagens a ajuizarem ações para requererem, imediatamente, o reembolso do valor pago e se habilitarem para inclusão no processo, uma vez que a empresa deverá seguir uma ordem no plano de pagamentos. As dívidas trabalhistas têm prioridade sobre as demais.

Publicidade

Leia também: Após suspender pacotes, 123Milhas entra com pedido de recuperação judicial

Publicidade

Outra empresa que também atua no mesmo segmento foi responsável pelo segundo lugar no ranking do Procon Web foi a Hurb. Ela obteve 67 denúncias e reclamações virtuais e alcançou 39 demandas no Proconsumidor (17ª posição). Juntas, elas somaram 394 registros no órgão de defesa do consumidor. A Hurb continua operando no mercado e comercializa pacotes de viagens mesmo com dívidas a pagar.

Mais de 6,5 mil consumidores foram atendidos somente no mês de agosto no Procon Goiás, contabilizando 3281 reclamações, 292 denúncias e 122 dúvidas e 91 cálculos (números do Procon Web) e 2778 denúncias e reclamações do Proconsumidor.

Publicidade

Já na lista das empresas que mais desrespeitaram os direitos dos consumidores do Proconsumidor, o 1º lugar ficou com a concessionária de energia elétrica Equatorial: 125 registros. Na sequência, aparece o setor financeiro, com 99 registros para o Bradesco (2º) e 89 para a Caixa Econômica Federal (3º). Confira os rankings do Procon Web e do Proconsumidor no site do Procon Goiás.

Publicidade
Carlos Nathan Sampaio

Jornalista formado pela Universidade Federal e Mato Grosso (UFMT) em 2013, especialista Estratégias de Mídias Digitais pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação de Goiânia - IPOG, pós-graduado em Comunicação Empresarial pelo Senac e especialista em SEO.