A Polícia Civil de Goiás (PC-GO), participou, na manhã desta quinta-feira (30), de operação no combate a crimes de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes na internet. Em Goiás, foram dois mandados de busca, cumpridos em Anápolis e Valparaíso.
A ‘Operação Luz na Infância’ faz parte de mobilização internacional, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública em todo o país, por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi).
Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos no Brasil e em mais seis países: Argentina, Estados Unidos, Costa Rica, Paraguai, Panamá e Equador. Houve a colaboração da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, por meio da Homeland Security Investigations (HSI).
Ao todo, no Brasil são 163 mandados de busca e apreensão, cumpridos pelas polícias civis estaduais, sob coordenação do ministério nos estados: Alagoas Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo.
De acordo com o coordenador do Laboratório de Operações Cibernéticas do MJSP, Alessandro Barreto, o número de presos deve aumentar no decorrer do dia. “Porque é preciso acessar o computador do investigado pra identificar elementos do flagrante”, explica.