Publicidade
Categorias: Política

Paulo Garcia: inocentado em denúncia eleitoral do MPE-GO

Texto publicado origiinalmente no site Rota Jurídica, por Marília Costa e Silva


O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) considerou improcedente o recurso apresentado pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) referente à ação de investigação eleitoral contra o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT), e manteve a decisão de 1º grau. O advogado eleitoral Dyogo Crosara foi o responsável pela defesa do prefeito.

Publicidade

Trata-se do pedido de liminar para cassação da candidatura do político, no ano passado, por suposta aprovação do projeto de lei que reduz a alíquota do Imposto Sobre Transmissão de Imóveis (ISTI), apontada como abuso de poder político.

Publicidade

A ação de investigação judicial eleitoral foi indeferida pelo TRE-GO “em razão de falta de provas capazes de comprovar a ocorrência de desequilíbrio nas eleições, não afetando a igualdade de oportunidades entre os candidatos no pleito eleitoral de 2012”, conforme sentenciou o juiz em 1º grau.

Publicidade

Contudo, o MPE apresentou recurso, alegando que houve nulidade no procedimento adotado, diante da ausência de intimação para alegações finais. Dyogo Crosara contestou o pedido e destacou que a lei municipal que diminui a alíquota do ISTI não foi entrou em vigor, portanto, não poderia trazer benefícios eleitorais ao prefeito.

“Está se buscando a punição por abuso de poder através de ato que sequer gerou efeitos. O prefeito Paulo Garcia vetou o texto legal e expediu ato regulamentar impedindo a vigência da lei, ou seja, ele claramente não quis que tal texto tivesse qualquer efetividade”, defendeu Crosara.

Publicidade

Diante das argumentações do advogado, o TRE-GO desconsiderou o recurso do MPE, devido à falta de provas de qualquer ilegalidade, e manteve a decisão que julgou improcedente a ação.

Publicidade
Altair Tavares

Editor e administrador do Diário de Goiás. Repórter e comentarista de política e vários outros assuntos. Pós-graduado em Administração Estratégica de Marketing e em Cinema. Professor da área de comunicação. Para contato: altairtavares@diariodegoias.com.br .

Notícias Recentes

Vanderlan promete criar pontos de apoio a motoristas de aplicativo na capital

O candidato a prefeito de Goiânia pela Coligação "Goiânia que Queremos" (PSD/PP), Vanderlan Cardoso, detalhou…

23/08/2024

Umberto Louzer destaca preparação intensa do Atlético-GO para encarar o Juventude

Após a vitória de 1 a 0 diante do Internacional, o Atlético-GO teve como foco…

23/08/2024

Anvisa proíbe venda de balas Dori por risco de contaminação por Salmonella; confira produtos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda, distribuição e consumo de lotes…

23/08/2024

Em congresso no Espírito Santo, Caiado apresenta os avanços de Goiás nos últimos anos

O governador Ronaldo Caiado participou, nesta sexta-feira (23), do painel “O Brasil que dá certo”…

23/08/2024

Pablo Marçal faz chacota com ameaça de Carlos Bolsonaro sobre processo

Após o vereador Carlos Bolsonaro (PL) anunciar, nesta sexta-feira (23), por meio de suas redes…

23/08/2024