Publicidade
Categorias: Cidades
| Em 10 anos atrás

Paulo Garcia afirma que entregará 25% do Macambira Anicuns até fim do mandato

Compartilhar

Até o momento 10% das obras do Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns já estão concluídas. No total, o Parque linear tem 24 quilômetros de extensão e foi dividido em 11 trechos. Os três primeiros estão em execução. A previsão é de concluir esta parte da obra até setembro do ano que vem.

Publicidade

A etapa do Macambira Anicuns em execução tem um total de 6 km. O que corresponder a 25% do total. O prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, afirma que entregará esta parte.

Publicidade

“Nós temos a intenção de pelo menos 25%, além das obras espalhadas em outros setores. Por exemplo, uma unidade de saúde na Cidade Jardim, outra no São Francisco e uma escola de tempo integral no Itamaracá. É muita obra, é muita requalificação urbana que muda a face da cidade ao longo dos anos”, destaca Paulo Garcia.

Publicidade

Além da construção do parque linear, na primeira etapa do complexo ambiental estão sendo construídos dois parques. O Parque Urbano Macambira, na nascente do córrego de mesmo nome no Setor Faiçalville e outra unidade ambiental no Jardim Vila Boa. Para estas duas obras a previsão de entrega é de 6 meses.

Vistoria

Nesta fase da obra do Macambira Anicuns, a maior parte é correspondente a serviços de drenagem. Ao realizar vistorias junto com profissionais da imprensa e secretários da administração municipal, Paulo Garcia e o coordenador do projeto Macambira Anicuns, Nelcivone Melo, ressaltaram a importância destas obras.

Publicidade

A vistoria foi marcada para as 8 hs desta quinta-feira (29). O ponto de partida foi a Avenida Independência no Setor Faiçalville. Aguardavam Paulo Garcia em uma praça, profissionais da imprensa, secretários municipais e funcionários da prefeitura.

Em agendas públicas na sede da Prefeitura, Paulo Garcia, geralmente se atrasa. Em alguns casos até mais de uma hora. Mas em eventos fora do Paço, o prefeito costuma ser pontual e nesta ocasião foi. Eram 7:58 quando o chefe do poder executivo atravessava a pé a Avenida Independência para encontrar com todos que o aguardavam.

A vistoria foi feita em quatro locais do Macambira Anicuns. O prefeito deixou o carro oficial e seguiu numa van com os profissionais de imprensa. A equipe do Diário de Goiás também seguiu viagem dentro do veículo para identificar.

Dentro da Van, Paulo e Nelcivone se revezavam nas explicações sobre a obra. O coordenador sentou-se a frente, bem ao lado do motorista. Já o chefe do executivo, ficou junto a porta do veículo. A expressão mais dita pelo prefeito no percurso foi de que o Macambira Anicuns é um projeto de requalificação urbana.

Paulo Garcia ressaltou em diversos momentos que as obras em execução ou que já foram realizadas, em sua maioria são de drenagem.

Em determinado momento, o prefeito explicou que está sendo feita uma canalização adequada, uma espécie de caixa preparatória que ajuda a água cair no córrego Macambira se provocar erosão. Além disso, o chefe do executivo quis mostrar a edificação dos chamados gabiões e enrocamento para que ocorra a contenção do solo.

Para o prefeito Paulo Garcia, o trabalho que está sendo feito no Macambira Anicuns deveria ter sido realizado no Parque Cascavel, hoje com o lago assoreado e repleto de erosões na cabeceira do córrego.

Outra preocupação demonstrada pelo prefeito e por Nelcivone Melo foi quanto ao entulho jogado em área ambiental.

Na área do chamado Parque de Vizinhança no Jardim Vila Boa, Paulo Garcia destacou que é constante o descarte de entulhos. As obras neste local começaram há cerca de duas semanas. Moradores serão chamados para uma reunião, para que a prefeitura os explique o que será feito.

Ao ser questionado sobre críticas de que a obra estaria num ritmo lento, o prefeito destacou que a intenção de ter feito a vistoria junto com profissionais de imprensa foi de mostrar a população o verdadeiro ritmo das obras.

Recursos e futuro da obra

A primeira parte do Macambira Anicuns está orçada em aproximadamente R$ 120 milhões de reais. De acordo com o prefeito Paulo Garcia, as obras não serão interrompidas por falta de recursos, já que estão assegurados.

“Esta obra aqui é um financiamento internacional. É a grande parceria que o BID tem no mundo com uma cidade. Por isto, sou frequentemente sou chamado pelo BID para levar a demonstração desta obra, sobre desenvolvimento sustentável. Esta obra nunca pararia por falta de recursos, porque os recursos estão garantidos. Pelo contrário, a gente quer gastar logo este dinheiro”, afirma Paulo Garcia.

Além desta parte da obra, o chefe do poder executivo ainda pretende promover a licitação das demais etapas para deixar em condições para que o sucessor dele tenha condições de executar o restante do Parque.

Vamos licitar todos os outros setores, vamos deixar tudo pronto, porque aí quem vier me suceder, seja homem ou mulher, vai poder dar continuidade a obra sem interrupção”, ressalta o prefeito.

A expectativa que Paulo Garcia tem é promover as devidas condições para o próximo prefeito de Goiânia continuar a obra.

“Essa é uma obra para vários mandatos e nós sofremos lá atrás quando a empresa ganhadora desistiu do projeto”, ressalta o chefe do poder executivo.

 

Leia mais

Vídeo: Paulo Garcia visitou obras do Programa Macambira Anicuns

Publicidade