O Barcelona segue firme a sua caminhada rumo a mais um título espanhol. Com gols de Paulinho, Suárez (2) e Messi, a equipe blaugrana virou o jogo venceu a Real Sociedad por 4 a 2, no Estádio Anoeta, em San Sebastian. O time da casa abriu a contagem com o brasileiro Willian José e Juanmi.
Com o novo triunfo, o Barça somou a sua quinta vitória consecutiva e abriu nada menos que 19 pontos para o arquirrival Real Madrid. O time de Messi & companhia está a nove de vantagem para o vice-líder Atlético de Madrid.
O Barça levantou o título simbólico de “campeão de inverno” e a equipe já soma 29 jogos de invencibilidade, o que significa que o time é o único invicto da Europa.
Cada vez mais soberano, os catalães visitam o Bétis na próxima rodada. A Real Sociedad, por sua vez, recebe o Celta de Vigo.
A Real Sociedad não demorou muito a mandar o seu recado para o adversário. Aos 10, o atacante Willian José aproveitou ótimo cruzamento da direita e, de cabeça, o ex-jogador do Santos e do São Paulo abriu a contagem. Os donos da casa impuseram seu jogo e deixaram os visitantes em situação complicada.
Com um bloqueio muito bem feito, a Real impediu as famosas triangulações do Barça, que praticamente não incomodou o goleiro Rulli. O brasileiro do time não tardou a ser protagonista mais uma vez. Aos 27, o camisa 12 bateu, a bola desviou na zaga do Barcelona e entrou. Em decisão controversa, o juiz José González González apontou falta inexistente em Rakitic no lance.
Completamente atônito, o Barcelona ainda viu Canales assustar Ter Stegen. Com o absoluto domínio, a Real Sociedad ampliou. Juanmi recebeu nas costas de Piqué, bateu e um desvio da zaga traiu o goleiro alemão. Mas o Barcelona contou com a sempre providencial presença de Paulinho dentro da área. Aos 38, Alba cruzou para o camisa 15 marcar seu oitavo gol na temporada e recolocar sua equipe no jogo.
O Barcelona voltou disposto a reverter o prejuízo. Em raro momento de cochilo da defesa, o Barça soube aproveitar a brecha, logo aos cinco minutos. O uruguaio Suárez recebeu e deu um tapa indefensável por cima de Rulli. Golaço do camisa 9.
O empate fez com que o Barcelona impusesse o seu ritmo. Com mais posse de bola, a equipe passou a dominar as ações e viu Messi subir de produção. Para deixar seu rival ainda mais assustado, Valverde tirou Paulinho e colocou Dembelé no jogo, mas os mandantes não abdicaram do ataque em momento algum.
A mexida não demorou a surtir efeito. Aos 26 minutos, Luis Suárez recebeu uma bola limpinha e colocou seu time em vantagem. A virada foi um duro golpe para a Real Sociedad, que abaixou a guarda e não mostrou mais poder de reação para buscar ao menos o empate.
E não poderia faltar o gol de Messi, que cumpriu boa atuação mas esteve longe de seus melhores dias. Aos 39 da etapa final, o argentino bateu uma falta daquelas de “DVD”. De muito longe, o camisa 10 colocou a falta na gaveta. Rulli torceu, torceu, mas não teve nem ação.
O multicampeão Barcelona conseguiu derrubar uma escrita incômoda nesta tarde. Com o triunfo ante a Real Sociedad, os barcelonistas interromperam uma sequência de sete jogos sem vencer em Anoeta, em jogos válidos pelo Espanhol. O último triunfo havia sido em 2007.