A Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) terá uma loja no Passeio das Águas Shopping, durante todo o mês de dezembro, para expor artesanatos produzidos por instituições sociais. A Loja Solidária, que está montada próximo à Flávio’s Calçados, tem 225 metros quadrados de área e já está funcionando.
As peças a serem expostas pela OVG são produzidas pelas funcionárias do Centro de Convivência de Idosos Norte Ferroviário. A lista de produtos confeccionados por elas inclui jogos de cama, toalhas de mesa, banho e lavabo, caminhos de mesa, jogos americanos, puxa-sacos e forros de bandeja, além de outras peças. Todo o dinheiro arrecadado com as vendas na Loja Solidária será investido na formação de novos artesãos.
A intenção é envolver estudantes de Design de Moda, que deverão ensinar a técnica do bordado manual para pessoas da comunidade. Além de preservar a arte, o projeto vai ajudar na geração de renda de famílias em situação de vulnerabilidade social.
A Cooperativa de Trabalho de Produção de Bordado Artesanal do Cerrado Goiano (Bordana) e o Projeto Cabocla, Bordando Cidadania também vão participar da exposição de artesanatos na Loja Solidária. Serão colocadas a venda peças diversas, como almofadas, jogos americanos, porta-trecos, vestidos, saias, nécessaires, luvas culinárias, sacolas confeccionadas em algodão. Um grupo de 18 presidiários locais é responsável pela produção.
A Vila São Cottolengo, de Trindade, é outra instituição que aceitou o convite da OVG para expor seus produtos. A entidade vai vender camisetas, bonés, chaveiros, canetas, tapetes, porta-retratos, porta-joias e outras peças, produzidas por pacientes, voluntários e empresas.
“Participar de ações sociais faz parte da filosofia do Passeio das Águas Shopping. Então resolvemos ceder esse espaço para a OVG expor os produtos feitos pelas instituições sociais nesse mês que é quando o sentimento de solidariedade se manifesta mais intensamente”,explica o Superintende do Passeio das Águas Shopping, Marcelo Zaffalon.
A Loja Solidária funciona no horário normal do shopping, das 10h às 22h. No período de 12 a 23 de dezembro, em razão do Natal, quando há normalmente um incremento nas vendas, a loja ficará aberta até as 23h.