O Passe Livre Estudantil, programa que garante duas passagens gratuitas por dia a alunos de escolas públicas e privadas de Goiás, recebeu neste ano 19.353 novos cadastros.
Segundo dados do Governo do Estado, o programa atende atualmente 50.492 estudantes em Goiânia e Região Metropolitana, mas o objetivo é ampliar o benefício. “A intenção do governo é estender este programa a vários municípios goianos, sendo que os dois primeiros contemplados serão Anápolis e Catalão”, declarou a gerente de mobilização social e juventude da Superintendência da Juventude, Lilian Ribeiro.
Alunos de qualquer idade e qualquer instituição podem participar do programa. De acordo com o secretário de Governo, Henrique Tibúrcio, Goiás é o único estado que oferece o benefício sem nenhum tipo de restrição. Segundo ele, o programa é um meio para evitar a evasão escolar e facilitar o acesso à educação.
Do total de inscritos deste ano, 15.191 são alunos da rede estadual de ensino, 8.335 da federal, 1.378 estudantes de escolas municipais e 25.574 de instituições particulares, com incidência maior de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Senador Canedo. Os estudantes de 18 a 24 anos foram os que mais se registraram para receber o benefício, totalizando aproximadamente 50% dos inscritos. Quanto ao sexo, o público feminino representa, em média, 62% do total de cadastros.
O programa foi criado em 2013. O governo estadual repassa mensalmente mais de R$ 2,8 milhões para a manutenção do subsídio da tarifa do transporte coletivo para estudantes que moram em Goiânia e em 18 cidades da Região Metropolitana. O próximo cadastramento está previsto para 2017.