Categorias: Brasil

Participantes do Enem 2016 já podem consultar suas notas na prova

Os participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2016 já podem acessar seus resultados individuais. A consulta foi aberta às 11h30 desta quarta-feira (18) e pode ser feita pelo site: enem.inep.gov.br/participante.

No resultado, os candidatos poderão saber as notas em cada uma das quatro provas do exame: linguagens, matemática, ciências Humanas e ciências da natureza. Também terão acesso à nota da redação, cujo tema foi “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”.

Os resultados de desempenho geral no Enem 2016 serão divulgados nesta quinta-feira pelo MEC (Ministério da Educação). A pasta ainda abriu uma consulta popular sobre o exame para definir possíveis mudanças na prova.A consulta pode ser acessada aqui.

Como o Enem adota um modelo matemático chamado TRI (Teoria da Resposta ao Item) na sua elaboração e correção, a quantidade de acertos não define a nota. O valor de cada questão varia conforme sua dificuldade. Assim, dois candidatos com o mesmo número de acertos podem ter notas diferentes, tendo em vista quais itens cada um acertou.

A nota do Enem vale para o ingresso em praticamente todas as universidades federais, que reúnem suas vagas no Sisu (Sistema de Seleção Unificada). A USP (Universidade de São Paulo), por exemplo, incluiu neste ano 21% das vagas no sistema.

O Sisu será aberto nos próximos dias. Pelo sistema, os candidatos podem consultar as vagas disponíveis em todas as instituições do Brasil que adotam o Enem como forma de seleção. Durante o período de inscrição, os participantes têm a oportunidade de consultar as notas de corte de cada curso, em busca de uma carreira em que sua nota seja suficiente. As notas de corte são calculadas no fim de cada dia a partir do volume de interesse em cada opção de curso.

As instituições podem dar peso diferente para cada parte da nota. As vagas reservadas para estudantes de escolas públicas, negros e indígenas já aparecem separadas no Sisu.O Enem também é critério para acesso ao Fies (Financiamento Estudantil) e ProUni (Programa Universidade para Todos), ambos do governo federal.

(FOLHAPRESS)

Leia Mais:

Rayka Martins

Notícias Recentes

Vila Nova perde para o lanterna Guarani e completa cinco jogos sem vencer no Brasileiro Série B

O Vila Nova Futebol Clube completou cinco jogos sem uma vitória no Campeonato Brasileiro da…

12/08/2024

Rodada do Voga Brasil em Anápolis aponta que Gomide se mantém com 44% da preferência

Nova pesquisa mostra que petista Antônio Gomide continua à frente na disputa pela Prefeitura de…

12/08/2024

Justiça de SP notifica Pablo Marçal por propaganda eleitoral antecipada

O candidato a prefeito da cidade de São Paulo, Pablo Marçal (PRTB), foi notificado pela…

12/08/2024

Operação do Detran Goiás vai retirar de circulação veículos campeões de infrações

Uma operação especial do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), já iniciada há alguns…

12/08/2024

Lançado portal para pacientes acompanharem dados de cirurgias, consultas e internações pelo SUS

Ferramenta promete transparência; pacientes na fila de cirurgias, consultas ou internações, poderão acompanhar o andamento…

12/08/2024

Após fiscalização da SMM, emissões de credenciais para estacionamentos especiais subiu 70%

O número de emissões de credenciais de estacionamento especial em Goiânia teve aumento de quase…

12/08/2024