O incêndio Parque de Terra Ronca foi extinto neste sábado (25), segundo o Corpo de Bombeiros. Os militares trabalharam por dez dias, ao lado de brigadistas e equipes da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). A reserva fica em São Domingos, no nordeste goiano.
O foco restante foi eliminado no início da tarde. As equipes, porém, ainda seguem no local para fazer o rescaldo. Militares e brigadistas atuam para evitar qualquer risco de reignição.
As chamas destruíram aproximadamente 12% dos 57 mil hectares de vegetação do Parque de Terra Ronca. Os bombeiros informaram que, em dois meses, foram sete pequenos focos combatidos antes que se alastrassem.
A unidade é bastante visitada e conhecida pelas grutas e cavernas. O incêndio começou numa área mais afastada, mas se dirigiu ao centro. A situação preocupou os bombeiros. Porém, a melhora nas condições climáticas ajudou no combate às chamas.
Outras três unidades de conservação goianas, além do Parque de Terra Ronca, foram atingidos por incêndios de grandes proporções neste período seco. O primeiro foi o Parque Nacional das Emas, no sudoeste. O fogo consumiu 28 mil hectares de vegetação.
Incêndios florestais atingiram o Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco, em Goiânia, destruindo 300 hectares, e a Chapada dos Veadeiros. Na unidade de conservação do norte do estado, foram 30 mil hectares devastados pelo fogo. A chuva desta semana ajudou os bombeiros a controlarem a queimada.