Publicidade
Categorias: Cidades
| Em 7 anos atrás

Parque Mutirama interditado por tempo indeterminado

Compartilhar

O Parque Mutirama foi interditado nesta quarta-feira (26) após determinação do prefeito de Goiânia, Iris Rezende (PMDB). A decisão foi tomada após um acidente que deixou 11 pessoas feridas, sendo dois adultos e nove crianças. As vítimas foram encaminhadas para o Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo) e Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol).

“A secretária [de Saúde, Fátima Mrué] se fez presente nos dois hospitais que acolheram os acidentados e agora a nossa primeira providência nos deslocar até aqui, ver a dimensão do acidente, do ocorrido, que é levantável, é chocante, mas já ao entrar aqui determinamos à direção do Mutirama até um levantamento geral, não apenas do brinquedo que provocou o acidente, mas também de todos os brinquedos que estão funcionando. Feito esse levantamento, nós esperamos colocar em funcionamento novamente o Parque Mutirama. É lamentável, quero me solidarizar com as famílias dos acidentados. Nós estaremos prestando toda assistência necessária para socorrê-los e ao mesmo tempo lamentamos porque há quase 50 anos, há quase meio século inauguramos esse Parque”, disse o prefeito.

Publicidade

Durante a entrevista coletiva, Iris Rezende informou que ninguém respondeu a ele o que aconteceu com o brinquedo para provocar o acidente. Agora, com o Parque fechado, será feito um levantamento e vistoria em todos os brinquedos para, em seguida, ser reaberto o Mutirama. “O Mutirama não pode ficar fechado, mas que tem fechar para que se faça um levantamento realmente profundo”, ressaltou.

Publicidade

Questionado sobre a questão de o Parque ter um engenheiro responsável pelos brinquedos, o prefeito respondeu: “Tem o técnico que diariamente faz a revisão, tem o histórico dessas revisões diariamente”

Publicidade

Leia a coletiva do prefeito transcrita na íntegra:

Porque o Parque Mutirama não foi fechado antes?

A nossa preocupação inicial foi na assistência aos acidentados. A Secretaria da Saúde e a secretária se fez presente nos dois hospitais que acolheram os acidentados e agora a nossa primeira providência nos deslocar até aqui, ver a dimensão do acidente, do ocorrido, que é levantável, é chocante, mas já ao entrar aqui determinamos à direção do Mutirama até um levantamento geral, não apenas do brinquedo que provocou o acidente, mas também de todos os brinquedos que estão funcionando. Feito esse levantamento, nós esperamos colocar em funcionamento novamente o Parque Mutirama. É lamentável, quero me solidarizar com as famílias dos acidentados. Nós estaremos prestando toda assistência necessária para socorrê-los e ao mesmo tempo lamentamos porque há quase 50 anos, há quase meio século inauguramos esse Parque e lamentavelmente agora, quase ao comemorar meio século, ocorreu esse acidente. Mas estamos certos de que as providencias serão tomadas e não vamos permitir que mais um acidente como esse venha ocorrer.

Publicidade

Existe a possibilidade de nova reforma?

Nós temos que permanentemente eu estar presente e acompanhando os possíveis desgastes, as possíveis falhas para não ocorrer mais. Foi o primeiro acidente ocorrido em quase meio século. Lamentamos, choramos o que ocorreu, o sofrimento dessas famílias, mas não vamos permitir que venha ocorrer de novo um acidente, ninguém sabe o porquê esse acidente ocorreu nesse brinquedo que todos consideravam extremamente seguro.

O que será feito agora?

Após o levantamento, uma vistoria em todos os brinquedos e vamos reabri-lo. O Mutirama não pode ficar fechado, mas que tem fechar para que se faça um levantamento realmente profundo.

Este brinquedo está aqui desde a abertura do Parque?

Não. Esse brinquedo veio posteriormente, porque à proporção que surgiam novos brinquedos aqui e no exterior, nós fomos buscando. Para se ter uma ideia, quando inauguramos o Mutirama, todos os brinquedos foram importados. Naquela época não se produzia no Brasil. Por exemplo, o trenzinho, a locomotiva veio dos Estados Unidos e os trilhos vieram da Alemanha. Então, tudo na época foi importado. Para se ter uma ideia, faltavam sete dias para a inauguração do Parque, seria inaugurado no dia 24 de outubro de 1969. No dia 17 de outubro, eu fui cassado pela prefeitura, mas 90 dias depois, o prefeito que me sucedeu abriu o Parque e está aberto até hoje. Ele faz parte da vida da população. Hoje, mais de 50% dos adultos de Goiânia passaram pelo Parque, encontraram um ambiente para o relacionamento. O que me inspirou a construir o Mutirama? É que naquela época as famílias mais bem situadas economicamente tinham ações nos clubes. Então, grande parte da população de Goiânia vivia nos clubes. Os filhos dos trabalhadores, dos pobres, dos operários não tinham onde ir e eu sentia aquilo. Falei “Tenho que construir um Parque, um ambiente onde o filho do operário, cresça relacionando com o filho do patrão, onde o filho do soldado cresça relacionando com o filho do coronel, onde as crianças cresçam em harmonia umas com as outras, de todas as camadas sociais”. E eu tenho certeza de que o Mutirama correspondeu aquele sentimento nosso de há quase 50 anos.

Como a prefeitura tem tratado as ações do Ministério Público?

Desde que assumimos a prefeitura, há seis meses, nós provocamos muitas mudanças, determinamos que se fizesse uma vistoria completa aqui nos brinquedos. Lamentavelmente ocorreu isso. Mas nós vamos, se Deus quiser, superar esse momento de choque, de decepção e vamos fazer com que o Parque Mutirama volte, quem sabe, com mais vigor e proporcionando aqui momentos agradáveis à população.

O senhor defende a interdição?

Defendo não, eu interditei, assim que cheguei aqui a primeira ordem que dei, vi ainda brinquedos funcionando, determinei que feche imediatamente para que seja feita uma revisão, porque se ocorreu com um pode ocorreu com outro brinquedo.

Foi um erro manter aberto?

Isso foi questão de horas. Eu estava preocupado era com o atendimento das vítimas. Felizmente estão todas atendidas, dois casos mais graves, mas estão sob cuidados dos profissionais da saúde.

Por quanto tempo será a interdição?

O trabalho da comissão que será determinada para revisão e a inspeção de todos os brinquedos é que vai determinar o tempo. Se é uma semana, duas ou se será um mês. Amanhã já não abre.

Tem responsáveis técnicos pelos brinquedos?

Tem o técnico que diariamente faz revisão, tem aí o histórico dessas inspeções e revisões diariamente.

Vai fazer uma auditoria aqui no Mutirama?

A auditoria tem sido feita. A nova diretoria tem feito um levantamento. O Ministério Público, a Justiça está cuidando disso, a Polícia, de forma que temos que superar esses momentos e essas dificuldades que quero que sejam passageiros.

O senhor tem noção da idade dos brinquedos?

Eu não tenho essa informação porque desde a inauguração, o Mutirama foi recebendo novos instrumentos, novos brinquedos, foi sendo ampliado, mas tudo isso será levantado.

Será feita a substituição dos brinquedos?

Eu sempre quis o Mutirama à altura dos anseios da população. O Mutirama faz parte da história de metade da população de Goiânia, que viveu aqui quando crianças, jovens, um momento de encontro, de forma que a vida evolui, a ciência, a tecnologia se desenvolvem assustadoramente a cada ano e nós temos que acompanhar esse desenvolvimento no Mutirama e todos os instrumentos que fazem parte da vida do cidadão.

Qual a possível falha?

De momento não me deram explicação, houve um impacto até emocional com o ocorrido, mas ninguém agora nessas duas, três horas foi capaz de explicar porque aconteceu, um eixo tão forte se deslocar e ocorrer esse acidente. 

Leia mais:

 

Publicidade