O Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco (Peamp) foi reaberto a visitação pública nesta sexta-feira (25), após permanecer fechado por uma semana após um incêndio atingir parte de sua área.
A reabertura também marcará o lançamento da segunda edição da Corrida do Comando de Policiamento Ambiental, a partir das 15h, na sede administrativa da unidade de conservação.
O incêndio, que começou em propriedades rurais limítrofes da Unidade Permanente de Conservação, e adentrou o parque na madrugada do domingo subsequente ao último, foi controlado na última quinta-feira (17) e totalmente extinto na sexta-feira (18), após esforços dos profissionais que estiveram na linha de frente ao combate.
De acordo com informações de Marcelo Pacheco, que chefia o Peamp e o Parque Estadual João Leite (Pejol), a área consumida pelas chamas foi de 1.427 hectares, aproximadamente 28% da área total.
Ao todo, 59 pessoas, entre profissionais e voluntários, trabalham incansavelmente no combate às chamas. São sete servidores da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), 5 brigadistas, 9 voluntários e 38 militares do Corpo de Bombeiros.