Publicidade

Parlamentares pedem gratificação para servidores da saúde durante pandemia do coronavírus

O deputado estadual Amilton Filho (Solidariedade) apresentou requerimento solicitando à Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) adicional de insalubridade aos servidores da pasta que estão atuando no combate ao novo coronavírus.

“Esses profissionais estão em contato direto com os pacientes doentes e, consequentemente, são mais expostos ao vírus. Isso os coloca numa posição desfavorável, uma vez que colocam a sua saúde e vida em alto risco no enfrentamento dessa verdadeira crise no sistema de saúde”, justificou o parlamentar.

Publicidade

Proposta semelhante foi apresentada pela vereadora por Goiânia, Dra.Cristina (PL) na reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ). Ela argumentou a necessidade do pagamento de gratificações para profissionais que estão no enfrentamento direto do novo coronavírus.

Publicidade

Avaliação

Publicidade

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Saúde em Goiás (Sindsaúde), Flaviana Alves, explicou que as questões destacadas pelos parlamentares já foram apresentadas pelo sindicato.

Ao Diário de Goiás, Flaviana explicou que já foi solicitado desde do início do governo em 2019 a mudança da lei que paga a gratificação de insalubridade que hoje é 5%, 10% 15% do salário base e antes era de 10%, 20%, 40% do salário base.

Publicidade

Ela destacou que outro pedido é fixar um pedido para fixar em 40% para todos(as) que estão à frente no atendimento do Covid 19 e um gratificação de urgência para todos(as) que estão à frente do atendimento Covid 19.

Para a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia também foi feito pedido para fixar em 40% para todos(as) que estão à frente no atendimento do Covid 19 e um gratificação de urgência para todos(as) que estão à frente do atendimento Covid 19.

Respostas

A reportagem ainda não conseguiu contato com as secretarias de Saúde para comentar o assunto. O espaço está aberto.

Publicidade
Compartilhar