A Controladoria-Geral do Estado firmou termo de parceria com a Organização das Voluntárias de Goiás para capacitar estudantes beneficiados pelo Programa Bolsa Universitária, com duas metas básicas: estimular o exercício da cidadania, da ética e do controle social e garantir aos participantes mais uma forma de pagamento da contrapartida que os beneficiários têm de oferecer ao Estado pela ajuda financeira recebida para sua formação acadêmica e profissional.
Pelo acordo, a CGE vai capacitar os bolsistas por meio de cursos com 16 horas/aulas, com foco no exercício da cidadania e do controle social. Por força de legislação específica, a carga horária dobra, permitindo aos participantes acumularem 32 horas na contrapartida que devem dar pelo benefício recebido. Após o curso, os estudantes poderão integralizar outras 16 horas da carga horária, com visitas aos conselhos escolares indicados pela CGE para esclarecer e orientar os conselheiros sobre seu papel para acompanhamento e execução de políticas públicas e gastos governamentais.
Já como ação concreta do Termo de Parceria firmado com a OVG, a Controladoria vai ministrar o primeiro treinamento-piloto para uma turma de 20 alunos nos dias 11, 18 e 25 de maio e 1º de junho (quartas-feiras), das 8 às 12 horas, na sala de aula Mezanino/Restaurante do Complexo Fazendário em Goiânia. Para este curso, as inscrições estão abertas no site www.controladoria.go.gov.br/cge. Após esta fase, a CGE vai ministrar cursos para mais sete turmas com envolvimento de pelo menos 130 alunos bolsistas.