Cidades

Parceria entre SMS Aparecida e Einstein oferece tomografias de rastreamento de câncer de pulmão

O Projeto Fôlego de Vida, resultado da parceria entre a Secretaria de Saúde de Aparecida (SMS) e a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, administradora do Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia – Iris Rezende Machado (HMAP), realizarão consultas e exames gratuitos para rastreamento do câncer de pulmão. A iniciativa tem foco em fumantes com mais de 50 anos de idade e acontecerá até o dia 30 de novembro.

Com efeito, os atendimentos serão realizados via encaminhamento ou direto no próprio Hospital, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, numa carreta totalmente climatizada e equipada com tomógrafo, estacionada no pátio do HMAP. O exame realizado no ônibus especial no HMAP é uma Tomografia Computadorizada de Tórax com baixa dose de radiação (TCBD). Ela é rápida, indolor e não necessita de contraste oral ou endovenoso e nem de preparo prévio. O procedimento também pode detectar outras alterações pulmonares e cardiovasculares relacionadas ao tabagismo.

De acordo com a coordenadora da Medicina Diagnóstica e Ambulatório do HMAP, Cristiane Couto, uma das responsáveis pelo Projeto, a meta da mobilização é realizar mais de 930 tomografias de pulmão de rastreio de câncer até o último dia das atividades. Até nesta sexta-feira (17), segundo Cristiane, cerca de 34 pessoas, em média, têm feito o exame diariamente. A expectativa da gestora é a de que, nesses últimos dias de novembro, aumente significativamente o fluxo de pacientes passando pela triagem e pela tomografia.

A chefe de Redes Temáticas e Agravos Não Transmissíveis da SMS, Penélope Bueno Fagundes, salienta que o Projeto Fôlego de Vida é destinado, principalmente, a homens e mulheres residentes em Aparecida que têm mais de 50 anos e histórico de tabagismo de pelo menos 20 anos/maço (Fumando 1 maço por dia durante 20 anos ou 2 maços por dia durante 10 anos, por exemplo). Ela destaca que quem se enquadrar nos critérios pode procurar diretamente o HMAP. “Os médicos e enfermeiros da rede estão preparados para preencher os formulários que dão acesso ao exame de tomografia no ônibus estacionado no Hospital. A partir dessas avaliações e do exame, se necessário, o paciente será encaminhado para tratamento no próprio Hospital e para quaisquer outros procedimentos adequados para cada caso”, explica.

Luana Cardoso

Atualmente atua como repórter de cidades, política e cultura. Editora da coluna Crônicas do Diário. Jornalista formada pela FIC/UFG, Bióloga graduada pelo ICB/UFG, escritora, cronista e curiosa. Estagiou no Diário de Goiás de 2022 a 2024.

Notícias Recentes

Jogos Olímpicos: Brasil vence Turquia e leva o bronze no vôlei feminino

A seleção feminina de vôlei encerrou a participação em Paris 2024 da melhor maneira possível:…

10/08/2024

Seleção Brasileira perde para os Estados Unidos e fica com a prata no Futebol Feminino em Paris

Não faltaram dedicação e suor. Nos Jogos Olímpicos das mulheres, as do futebol feminino defenderam…

10/08/2024

CRM-PR afirma que 8 médicos morreram no acidente aéreo em SP

Médica veterinária Silvia Cristina Osaki, que ajudou na missão no Rio Grande Sul, e outros…

10/08/2024

Neblina e garoa leves marcam manhã de sábado em Goiânia

Confirmando a previsão meteorológica, cidade amanheceu com temperatura baixa, na casa de 14ºC, céu ficou…

10/08/2024

Em meio a ‘surto grave e crescente’ de nova cepa da Mopx, OMS pede a fabricantes vacinas emergenciais

Nova cepa acende alerta na OMS. Sinais da Mpox são: cansaço, febre, calafrios, dor de…

10/08/2024

Cenipa já está com caixas-pretas do avião que caiu em SP, matando 61 a bordo

Caixas-pretas são importantes para esclarecer uma das maiores tragédias da aviação nacional; veja a relação…

10/08/2024