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Parceria entre governo e Instituto Ayrton Senna promete melhor qualidade na Educação

Uma parceria com o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Cultura (Seduce) e o Instituto Ayrton Senna irão promover um convênio de assessoria técnica, assinado nesta quinta-feira (24), voltado às competências socioemocionais da rede estadual de Educação. O Governo e a entidade prevê ações complementares à grade curricular dos estudantes de escolas públicas e estaduais. A iniciativa envolve aspectos como autogestão, pensamento crítico e responsabilidade.

A presidente do Instituto Ayrton Senna, Viviane Senna conta que a nova educação de Goiás sofrerá mudança e modernização, a fim de desenvolver todas as competências dos jovens. “Escola não só no Brasil, mas no mundo, precisa passar do século XIX para o século XXI. E para fazer esse trânsito e trazer essa escola para o século XXI a gente precisa utilizar o melhor do conhecimento já constituído, com base em ciência, para poder fazer um Upgrade. É isso que a gente vem fazer junto com Goiás. Trazer o melhor do conhecimento produzido no mundo, com base em evidências para ajudar a nossa rede a desenvolver as crianças e jovens da melhor forma possível com uma educação integral, que permitam a elas desenvolver todas as suas capacidades”.

A secretária da Seduce, Raquel Teixeira explica como o convênio irá beneficiar na formação do aluno da rede Estadual de Educação, em Goiás, e quais serão os desafios do projeto. “Esse convênio prevês seis módulos diferentes. Em um deles, a gente vai trabalhar a relação educação e economia. O nível de escolaridade, a produtividade, a remuneração, que é um assunto que não só interessa aos educadores mais a toda sociedade e todo setor produtivo. Teremos um segundo módulo de apoio a capacitação dos professores principalmente no que diz respeito as competências socioemocionais”, conta.

Ao total, a parceria entre a Seduce e o Instituto tem seis módulos e também prevê um estudo aprofundado da rede estadual com base no levantamento de dados educacionais. Trata-se de uma conjunto de elementos necessários para a formação de crianças e jovens que vão além das habilidades cognitivas. Na ação, o Instituto servirá de ponte entre cientistas de diversas áreas, professores e gestores para que juntos possam desenvolver políticas a fim de beneficiar as escolas.

De acordo com a secretária, o convênio, que é novo no Brasil, irá desenvolver e potencializar as habilidade cognitivas e não cognitivas das crianças e adolescentes. O que envolve responsabilidade e pensamento crítico. Raquel conta quais serrão as habilidades exploradas com o projeto. “As habilidades cognitivas, como português, matemática, física, química e história, mais as não cognitivas, que a gente chama de competências para o século XXI, competências para a vida que é: disciplina, autonomia, protagonismo, capacidade de trabalhar em grupo, abertura para mudanças, flexibilidade intelectual”.

As ações da assessória técnica englobam a construção de uma visão conjunta de educação integral e para a elaboração de políticas de currículo, formação, gestão e avaliação. “Vamos trabalhar um terceiro módulo ligado a uma análise total do nosso sistema em relação aos professores, aos alunos, a infraestrutura. Vamos trabalhar com avaliação, na introdução de um currículo modificado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, acrescenta Raquel.

Como conta Raquel, apesar do Estado ter um sistema de educação pública básica considerada entre as melhores do país, é preciso de estratégias para melhorar e chegar a educação ideal. Até o momento, dez escolas já começaram com o projeto de diálogos sócioemocionais, no entanto, o convênio prevê universalização de escolas. “Nós já estamos introduzindo isso em algumas escolas. Há alguns pilotos trabalhando o que chamamos de diálogos sócioemocionais, criando ferramenta para professores e alunos”, acrescenta a secretária.

Na ocasião, estiveram presentes o governador do Estado de Goiás, Marconi Perillo; o vice-governador, José Eliton; a secretária de Educação, Esporte e Cultura, Raquel Teixeira; a presidente do Instituto Ayrton Senna, Viviane Senna; o economista-chefe do instituto, Ricardo Paes de Barros e superintendentes executivos da secretaria e membros.

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Larissa Laudano

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