Com mais um ouro na noite desta segunda-feira (12), o nadador Daniel Dias continua na busca de se tornar o quarto maior medalhista paraolímpico de todos os tempos.Ele venceu a final dos 50 m livres masculino – S5 com mais de um segundo de vantagem sobre seus adversários, no Estádio Aquático, no Parque Olímpico.
Após a quinta conquista na Rio-2016, o nadador brasileiro soma 20 medalhas obtidas em todas as edições que participou da Paraolimpíada.Caso ele chegue ao pódio nas próximas quatro provas em que ainda deve competir, somará 24 premiações e se tornará o quarto nadador mais premiado da história dos Jogos Paraolímpicos.
A mais laureada é a norte-americana Trischa Zorn (55), e atrás dela vêm a francesa Béatrice Hess e a alemã Claudia Hengst, ambas empatadas com 25. Todas já se aposentaram da natação.Em 2009, 2012 e 2016, Daniel Dias ganhou o Prêmio Laureus, o mais relevante do esporte, como melhor atleta com deficiência do mundo.
JOANA SILVA
Na sequência da prova masculina, a brasileira Joana Silva conseguiu a medalha de prata, ao chegar na segunda posição na final da natação feminina nos 50 m – S5.Ela chegou atrás da chinesa Li Zhang e à frente de Bela Trebinova, da República Tcheca. Com a prata de Silva, o Brasil agora soma 35 medalhas na classificação geral da Rio-2016.