O grupo liderado pelo atual presidente da Ordem dos Advogados do Brasil seção Goiás e candidato à reeleição, Lúcio Flávio de Paiva, foi o primeiro a registrar chapa para a disputa do pleito da Ordem, que acontecerá no dia 30 de novembro. A chapa “Pra Frente OAB” mantém a mesma diretoria da atual gestão da OAB-GO, com o acréscimo de Rafael Lara na suplência do Conselho Federal, já que Marisvaldo Cortez ascendeu a vaga de conselheiro titular. Na Caixa de Assistência aos Advogados de Goiás (Casag) Rodolfo Otávio Mota está mantido na presidência. (Confira no fim da matéria a lista completa dos membros da chapa “Pra Frente OAB”)
“A advocacia quer seguir em frente, para trás nunca mais. Os advogados goianos querem continuar olhando para frente, o retrocesso não retornará, vamos continuar promovendo a mudança na OAB-GO”, discursou o presidente durante o registro da chapa, na sede da Ordem.
Lúcio Flávio fez uma reflexão do triênio de sua gestão e considerou o saldo positivo em todas as vertentes de atuação do sistema OAB, que inclui a seccional, a Casag e também a Escola Superior de Advocacia (ESA).
“A grande pergunta a ser respondida pela advocacia é: a OAB-GO está melhor do que estava há três anos? Eu tenho certeza que sim. Olhando em retrospectiva, constatamos que há avanço em todos os setores da Ordem, reduzimos a dívida da instituição de 23 milhões para algo em torno de seis milhões de reais, colocamos a OAB-GO nos trilhos do controle financeiro. No campo institucional político avançamos muito, a Ordem era totalmente vinculada a política partidária, agora somos totalmente independentes, vide as pautas de interesse da sociedade e da advocacia que assumimos e, principalmente, tivemos uma lista sêxtupla sem nenhuma indicação política. Saímos de 460 mil reais em 2016 em repasses de duodécimos para o interior para 1,8 milhão de reais em 2018”, pontuou Lúcio Flávio.
Thales Jayme, vice-presidente, Jacó Coelho, secretário geral, Delzira Menezes, secretária adjunta, e Roberto Serra, diretor tesoureiro, todos membros da atual gestão e são candidatos à reeleição ao lado do presidente Lúcio Flávio.
Thales Jayme, aposta em uma campanha propositiva e elogiou a postura do presidente Lúcio Flávio durante o triênio. “O que nos tranquiliza é a certeza e a sensação do dever cumprido. Dentro deste mandato, fizemos o melhor para a advocacia de Goiás e correspondemos às expectativas que nos confiada pela advocacia goiana. Estou certo de que será mais uma campanha vitoriosa, sob a batuta do presidente Lúcio Flávio, que se mostrou, nestes três anos, um presidente extremamente responsável, coerente, ético e que dignifica a advocacia do Estado”, afirmou.
Representando as mulheres advogadas na diretoria da seccional da OAB Goiás, a secretária adjunta Delzira Menezes, destaca o peso da participação feminina na Ordem e aproveitou para frisar que a chapa “Pra Frente OAB” está em sintonia com estas demandas. “Estamos trabalhando muito, especialmente em projetos que tragam cada vez mais as mulheres para dentro da Ordem. É uma grandiosidade termos uma diretoria que aceita e ouve as mulheres”, comenta Delzira.
Para o diretor tesoureiro Roberto Serra, a gestão chega ao fim com saldo exitoso, o que eleva muito as expectativas para a campanha. “ Foram muitas realizações: colocamos as finanças da OAB literalmente em dia, regularizadas. Levamos a instituição para o interior; não só especificamente a OAB, mas também a CASAG. A continuidade deste trabalho vai ser coroado no registro e lançamento da nossa chapa. Acreditamos que a advocacia vai reconhecer o trabalho realizado”, aposta o diretor.
Ele antecipa alguns dos eixos da campanha. “Para o futuro, iremos colher os frutos daquilo que plantamos ao longo da gestão. Entre outras questões, investiremos muito mais no interior, porque sabemos que as subseções ainda enfrentam dificuldades. Para a advocacia da capital, as prerrogativas serão ainda mais valorizadas do que já foram nesta gestão e desenvolveremos projetos para que a OAB resgata, de uma vez por todas, aquele espaço que sempre foi dela. Reconquistamos o respeito, especialmente do Poder Judiciário, e consequentemente perante a sociedade e a advocacia. Avançamos muito, especialmente com a instalação da Procuradoria de Prerrogativas, e acredito que iremos avançar ainda mais nas políticas já desenvolvidas nesta gestão”, avalia.
Jacó Coelho, que é secretário-geral e também candidato à reeleição, comentou os avanços promovidos pela atual gestão e também projetou alguns setores em que a OAB-GO pode crescer ainda mais.
“Recebemos a Ordem totalmente desestruturada, falida, e mesmo assim conseguimos chegar a 2018 com uma situação financeira confortável e em condições de crescer, então no próximo triênio podemos fazer muito mais. Queremos terminar a reestruturação de todas as salas no interior, ampliar o sistema de processo eletrônico, para que o advogado possa fazer tudo pela internet, além de avançar ainda mais com a Procuradoria de Prerrogativas, que terá ainda mais condições de defender a advocacia. Em nossas veias corre sangue com amor pela advocacia. Nós sempre nos perguntamos o que podemos fazer pela OAB e não o que a OAB pode fazer por nós. O que nos move é o desejo de trabalhar por toda a nossa classe”, destacou Jacó.
O conselheiro federal e diretor de marketing da chapa “Pra Frente OAB”, Marcello Terto e Silva, ressaltou o conceito de gestão e entrega de resultados. “Esta gestão se destacou e se projeta para consolidar esse trabalho no futuro. Na nossa carta-programa se encontrarão as diretrizes básicas das novas propostas que serão encampadas ao longo da campanha e que serão apresentadas à advocacia. Trabalhamos em cima de uma gestão com altíssimos índices de aprovação. Toda nossa equipe está engajada e firmada sobre um sentimento de união e unidade, empenhada no compromisso de dar continuidade ao trabalho, entregando os melhores resultados possíveis para a advocacia”, comenta.
Casag e ESA
Na avaliação do presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (CASAG), Rodolfo Otávio Pereira da Mota Oliveira, o balanço da gestão à frente da Caixa é, em suas palavras, “fantástico”, e que isso será determinante na escolha da advocacia para o próximo pleito. “De fato, conseguimos fazer 30 anos em 3. Queremos que neste processo, que se assemelha ao plebicitário, a advocacia possa analisar qual modelo ela quer: o modelo antigo ou essa nova visão de gestão, moderna, com enfoque nas agruras da advocacia sim, mas também com respeito ao nosso patrimônio. Acreditamos que a opção da advocacia vai ser por uma OAB para frente, que continue entregando aquilo que ela espera e almeja, tanto no aspecto de tutela e proteção, quanto em relação à disposição física e patrimonial, para facilitar o exercício regular da profissão”, completa.
O diretor-geral da Escola Superior de Advocacia e candidato ao Conselho Federal, Rafael Lara, também fez uma análise da gestão e falou dos avanços experimentados pela advocacia goiana nos últimos 33 meses.
“A OAB-GO como um todo sofreu um grande choque de gestão, mudando significativamente a forma com que se enxergava a Ordem por toda a advocacia. A Escola Superior de Advocacia teve uma mudança de 180 graus no seu rumo, ao invés de oferecer pequenas palestras hoje temos verdadeiros cursos, chegando a 100% das subseções, a ESA passou a ser efetivamente de Goiás e não somente de Goiânia”, argumentou.
Rafael Lara comentou também os motivos que levam o atual grupo a colocar novamente seus nomes para avaliação da advocacia goiana.
“Fizemos muito com tão poucos recursos financeiros, conseguirmos revolucionar a Ordem em Goiás. Por isso, estamos unidos para continuarmos trabalhando por uma OAB-GO cada vez mais presente em todos seus aspectos, representando verdadeiramente toda a classe. É pra frente que se vence, para trás nunca mais”.
Conselho Federal
Peças importantes na reconstrução da Ordem em Goiás, a bancada goiana do Conselho Federal teve papel de destaque em importantes discussões referentes a toda a classe. Os conselheiros avaliaram as atividades durante o triênio da atual gestão.
“Adquirimos uma grande respeitabilidade dentro do Conselho Federal, com espaços importantes, como a comissão de Ensino Jurídico, com Marisvaldo Cortez, a colega Valentina Jungmann na Escola Nacional da Advocacia, o Marcelo Terto dentro da comissão da Advocacia Pública, o Dalmo Jacob, que é vice-presidente da comissão de Direito Tributário e eu na vice-presidência da comissão de Direito Imobiliário, já são por si só provas dos espaços que este grupo galgou por competência, capacidade e pelo trabalho”, relatou Fernando de Paula.
A conselheira Valentina Jungmann destacou a busca incansável da seccional de Goiás na defesa das prerrogativas, resgatando um dos principais compromissos de campanha.
“Lúcio Flávio inovou ao profissionalizar a defesa de prerrogativas em Goiás ao criar a Procuradoria de Prerrogativas, hoje temos três profissionais escolhidos através de provas e títulos, que atuam de forma decisiva e exclusiva nesta área. Tenho certeza que, com experiência que adquirimos e com uma situação financeira estável, faremos muito nos próximos três anos em prol da advocacia”, reforçou.
Já Dalmo Jacob, que é de Anápolis e representa o interior goiano no Conselho Federal, ressaltou a dedicação da atual gestão em resgatar a advocacia do interior, com os altos investimentos feitos nas subseções.
“Fizemos a melhor gestão da história da OAB-GO. Tenho 25 anos de Ordem e nunca vi uma administração tão prospera, republicana e tão voltada para a advocacia como esta. O trabalho para as subseções avançou muito, principalmente com as atuações da Casag e ESA no interior, precisamos dar continuidade com este trabalho”, afirmou.
Trabalhar ainda mais para que os advogados tenham as melhores condições possíveis de trabalho, esta é a motivação da chapa “Pra Frente OAB” seguir a frente da gestão da OAB-GO no triênio 2019/2021. “A motivação está na necessidade de fazer com que a Ordem estava mais presente dentro da sociedade. Vamos lutar para que advocacia seja ainda mais respeitada e eficiente, assim faremos mais uma bela gestão”, afirmou o conselheiro federal Marisvaldo Cortez.
Investimentos no interior
Jeovah Viana Borges Júnior, que já presidiu a OAB Anápolis no triênio 2004/2006, é pré-candidato à Presidência da Subseção e liderou também o movimento “Juntos Podemos Mais – Unidos Para Seguir Em Frente”. Jeovah destacou a importância da mobilização local e defendeu uma posição mais harmônica em relação à seccional. “Anápolis é uma subseção grandiosa e merece respeito. Estamos ombreados nesta luta com o Lúcio Flávio, para que haja um sincronismo maior com a seccional de Goiás. Precisamos, agora, esquecermos os conflitos políticos do passado e darmos as mãos à seccional, porque Lúcio Flávio fez muito por nossa subseção. Ele poderia ter feito muito mais, se tivesse havido essa sincronia por parte da direção anterior da subseção”, avalia.
O presidente da subseção de Senador Canedo, João Coelho, relembrou toda a reestruturação promovida pela seccional na infraestrutura da Ordem no interior, foram reformadas 94 salas em todo Estado, além da finalização de obras de sedes que estavam inacabadas ou que necessitavam de reforma.
“Tínhamos uma estrutura sucateada, principalmente no interior. As salas da Ordem tinham móveis antigos, computadores que não atendiam a advocacia, hoje em dia temos salas remodeladas, com todo mobiliário e equipamentos novos, que servem os advogados a contento. Temos certeza que o trabalho foi bem feito, mas claro que sempre há espaço para avanços, por isso nos colocamos novamente à disposição da advocacia”, disse João Coelho.
Chapa completa da chapa “Pra Frente OAB”
Diretoria OAB
Presidente: Lúcio Flávio Siqueira de Paiva
Vice-presidente: Thales José Jayme
Secretário-geral: Jacó Carlos Silva Coelho
Secretária-geral adjunta: Delzira Santos Menezes
Tesoureiro: Roberto Serra da Silva Maia
Conselheiros Federais
Dalmo Jacob do Amaral Júnior
Fernando de Paula Gomes Ferreira
Marcello Terto e Silva
Marisvaldo Cortez Amado
Rafael Lara Martins
Valentina Jungmann Cintra
Conselheiros Seccionais
Alex Augusto Vaz Rodrigues
Allinne Rizzie Coelho Oliveira Garcia
Ana Carollina Ribeiro Barbosa
Ariana Garcia do Nascimento Teles
Arcênio Pires da Silveira
Auro Borges de Almeida Jayme
Bárbara de Oliveira Cruvinel
Bartira Macedo de Miranda Santos
Caio César Pereira da Mota Oliveira
Carlos Alves Cruvinel de Lima
Carlos André Pereira Nunes
Carolina Alves Luiz Pereira
Caroline Regina dos Santos
Cláudia Pereira Quintino
Clodoaldo Moreira dos Santos Júnior
Cristiane Janice Fragoso dos Santos Pavan
Daniel Augusto Pereira Netto
Daniella Grangeiro Ferreira Kafuri
Diego Martins Silva do Amaral
Diogo Araújo Alves
Diogo de Figueiredo Lopes
Eduardo Alves Cardoso Júnior
Edson Abrão da Silva
Eliane Simonini Baltazar Velasco
Erlon Fernandes Cândido de Oliveira
Fabricio Antônio Almeida de Britto
Fabrício Cândido Gomes de Souza
Fátima de Paula Ferreira
Flávia Silva Mendanha Crisóstomo
Flávio de Oliveira Rodovalho
Gleidson Rocha Teles
Idelcio Ramos Magalhães Filho
Ivan Gustavo Junio Santos Trindade
Janúncio Januário Dantas
Jean Pierre Ferreira Borges
João Márcio Pereira
Joaquim Cândido dos Santos Júnior
Joice Elizabeth da Mota Barroso
Jônatas Moreira
Jordanna Rodrigues Di Araújo
José Carlos Ribeiro Issy
José Humberto Abrão Meireles
José Mendonça Carvalho Neto
Juliano Santana Silva
Juscimar Pinto Ribeiro
Lana Carmo de Araújo
Larissa Priscilla Passos Junqueira Reis Bareato
Layla Milena Oliveira Gomes
Leandro Martins Pereira
Liz Marilia Guedes Vecci Mendonça
Luciana Lara Sena Lima
Luciano de Paula Cardoso Queiroz
Luís Alberto Ferreira
Luis Antônio Rotoli Miguel
Luis Gustavo Nicoli
Marcelo Borges Proto de Oliveira
Márcia Fabiana Lemes Póvoa
Marcos Cesar Gonçalves de Oliveira
Maria Izabel de Melo Oliveira dos Santos
Mariluci Sousa Bueno
Marlos de Andrade Chizoti
Marly Alves Marçal da Silva
Maura Campos Domiciana
Maurício Alves de Lima
Moacyr Ribeiro da Silva Netto
Murilo Guedes Chaves
Natasha Palma Garcia
Osmar de Freitas Junior
Paulo Gonçalves de Paiva
Raul Alves Rosa Neto
Rayff Machado de Freitas Matos
Regina Célia Gomes de Moura
Renata Abalém
Renata Vanzella Barbieri
Rildo Mourão Ferreira
Rodrigo Lustosa Victor
Romildo Cassemiro de Souza
Rubens Fernando Mendes de Campos
Sara Mendes
Talita Silvério Hayasaki
Telmo de Alencastro Veiga Filho
Tiago Setti Xavier da Cruz
Vandelino Cardoso Filho
Walmir Oliveira da Cunha
Wandir Allan de Oliveira
Wanessa Pinheiro de Souza
Wellington de Bessa Oliveira
Casag
Presidente: Rodolfo Otávio Mota
Vice-presidente: David Soares da Costa Júnior
Secretário-geral: Valéria Alves dos Reis Menezes
Secretário-geral adjunto: Nadim Neme Neto
Tesoureiro: Carlos Eduardo Ramos Jubé
Diretores-adjuntos da Casag
Antônio Carlos de Jesus Rodrigues
Haroldo Ferraz Araújo
Ponciano Martins Souto
Victor Gustavo Lobo Cortez Amado
Wilton Martins de Oliveira