Publicidade
Categorias: Economia
| Em 7 anos atrás

Para Thiago Peixoto, Economia Digital tem grandes desafios

Compartilhar

Para o deputado federal Thiago Peixoto (PSD-GO), o avanço e a consolidação da Economia Digital no Brasil passam por dois grandes desafios: um Legislativo e outro técnico. O goiano, que é presidente da Frente Parlamentar de Economia Digital e Colaborativa, falou sobre suas preocupações em Porto Alegre (RS), onde participou de um evento com autoridades políticas e empresários a convite do Movimento Brasil Competitivo (MBC). O deputado também fez uma apresentação sobre Educação. No encontro, além de autoridades gaúchas, estavam presentes o presidente do Conselho Superior do MBC, Jorge Gerdau, e o presidente-executivo do movimento, Cláudio Gastal.

Do ponto-de-vista legislativo, Thiago Peixoto ressalta que é fundamental que o Congresso Nacional trabalhe no sentido de construir legislações que sejam apoiadoras e motivadoras das startups e empresas de tecnologia para que o Brasil não perca espaço com isso. Ele citou como exemplo o fato de várias startups brasileiras estarem se transferindo para o vizinho Paraguai por ser a legislação da área muito mais moderna e avançada por lá.

Publicidade

“Observamos com preocupação as reações negativas de setores tradicionais contra a Economia Digital, em muitos casos usando a legislação como escudo para travar a inovação. Apostar nessas barreiras é ter visão limitada. Pois o Brasil pode ter até prejuízos econômicos, isso sem contar o fato óbvio da tentativa de impedir novidades de chegarem ao mercado e beneficiar as pessoas”, disse Thiago.

Publicidade

O presidente da Frente de Economia Digital entende que o espaço será importante para fazer a convergência de vários assuntos que estão em tramitação no Congresso Nacional atualmente. “Precisamos trabalhar para que a tramitação seja o mais rápido possível. Não adianta nada termos uma Economia Digital se o trabalho caminha a passos lentos, analógicos. Precisamos ter mais agilidade e pesar todos os lados do processo, mas em primeiro lugar considerando o que é mais positivo para a sociedade, é claro”, disse.

Publicidade

Além do desafio parlamentar, Thiago ressaltou que há um grande entrave para o desenvolvimento da Economia Digital de maneira ampla no País, que seria o técnico. Ele explica que não adianta muito a criação de mecanismos tecnológicos avançados se eles não podem chegar às pessoas. “O Brasil tem hoje um sério problema de cobertura de dados. Enquanto no mundo se fala no 5G, que será fundamental para a Internet das Coisas, no Brasil temos quase metade da população sem cobertura de internet. É preciso pensar nisso também”, acrescentou.

IDEB
Outro ponto da visita de Thiago Peixoto ao Rio Grande do Sul, que fez parte da Agenda 2020, que está sendo desenvolvida em parceria local com o MBC, foi uma apresentação sobre os avanços da Educação em Goiás no período que ele foi titular da pasta (2011-13). À época, por meio de uma ação de gestão que contou com a parceria do MBC, a qualidade da Educação deu saltos significativos. O Pacto Pela Educação elevou a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de posições discretas para a liderança nacional.

Publicidade

Além de apontar parte das ações, que tiveram foco principal na qualidade voltada ao aluno, Thiago Peixoto chamou a atenção para o papel do MBC. “O MBC é um parceiro importante na elaboração e aplicação de políticas públicas, seja do ponto de vista do Executivo ou do Legislativo. Além de apoiar iniciativas e projetos, ele também contribui com uma visão da sociedade civil organizada no contexto. E o MBC contribuiu muito no caso do Pacto pela Educação”, reforçou.

Publicidade