O ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou, em entrevista ao programa Conversa com Bial, da TV Globo, que o presidente eleito daquele país, Joe Biden, pode “redefinir a relação” entre os americanos e o Brasil.
Obama disse isso em resposta ao questionamento de Pedro Bial sobre a fala do presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, de que “quando acabar a saliva tem que ter pólvora” ao falar sobre a posição de Biden sobre a Amazônia.
“Minha esperança é que, com a nova administração de Biden, há uma oportunidade de redefinir essa relação”, disse o ex-presidente. “Sei que ele [Biden] vai enfatizar que a mudança climática é real, que Estados Unidos e Brasil têm um papel de liderança a desempenhar. Sei que ele vai valorizar a ciência sobre a Covid-19, e o fato de que o vírus é real”, acrescentou.
O ex-presidente americano disse ainda que Brasil e EUA são dois atores internacionais importantes e podem atuar juntos em vários temas, inclusive para conter a covid-19.
“Precisamos nos mobilizar dentro no nosso país e de forma internacional para tentar dar um fim a essa pandemia. Mas, no fim das contas, os Estados Unidos e o Brasil têm muitas coisas em comum. O progresso que precisa acontecer, não só no hemisfério, mas no mundo, vai ser, em parte, determinado pela qualidade da relação entre os nossos dois países”, continuou Obama.