A Petrobras firmou contrato com empresa, por meio de licitação, que ficará responsável por receber denúncias em relação à estatal. O canal de denúncias será independente e integra o conjunto de medidas que a companhia está adotando para fortalecer a imagem e a governança.
A previsão é de que a empresa, especializada em escutar e acolher denúncias, coloque o canal em funcionamento até o final de novembro. Com isso, qualquer pessoa poderá fazer denúncias pelo site da Petrobras, que estará conectado diretamente com a empresa contratada ou por telefone.
O canal também funcionará 24 horas por dia e terá atendimento em diversos idiomas. As denúncias poderão ser anônimas e o sistema não permitirá rastreamentos que possam identificar o denunciante. No entanto, os casos que envolvem comportamento, como violência física e psicológica, assédio moral e sexual, não poderão ser anônimas.
Será disponibilizado no site um formulário para que seja preenchido com informações que permitam a apuração da irregularidade destacada. Entre elas, deverão ser informadas a descrição dos fatos, a unidade, o período em que aconteceram e as pessoas envolvidas.
Também será possível o encaminhamento de documentos e indicação de testemunhas para comprovar as irregularidades. Finalizada a denúncia, será disponibilizado um código que permitirá ao denunciante o acompanhamento da ocorrência pelo site, assim como as providências tomadas.