O Goiás Esporte Clube tem um aproveitamento de 35% de aproveitamento na classificação da Série B do Campeonato Brasileiro. Na 17ª posição, abrindo a zona do rebaixamento da competição, a equipe esmeraldina somou apenas 19 pontos em 18 jogos e suas chances de conquista do acesso para a elite do futebol nacional não são grandes, mas elas existem.
A torcida esmeraldina está dividida. Alguns ainda acreditam em uma arrancadas e outros temem até um rebaixamento para a Série C.
Haile Pinheiro, presidente do Conselho Deliberativo e homem forte do Goiás tem uma opinião pessimista em relação a volta para a primeira divisão do Campeonato Brasileiro. Para o dirigente isso é um sonho distante.
“Nossa situação é horrível, nós temos que lutar para ficar na Série B e é um sonho bem longe chegar a Série A. Isso já aconteceu com muitos clubes e nós vamos sair dessa ainda e vamos ficar na Série B pelo menos”.
Dos muitos reforços contratados em 2016, praticamente nenhum correspondeu a altura. O trabalho de Enderson Moreira e Felipe Ximenes não surtiu o efeito esperado e a qualidade técnica do elenco é questionada. Os erros no futebol do clube são inúmeros e Haile Pinheiro em entrevista à Rádio 730 apontou o responsável pelo péssima temporada esmeraldina. “Esse ano nada deu certo, cometemos muitos erros e é difícil ficar apontando até porque posso cometer alguma injustiça e prefiro dizer que nós da diretoria erramos”.