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Para Goiás ter melhor ensino público do Brasil, Marconi apostou nos investimendos e em série de ações pedagógicas

Dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2017 apontam que a rede pública estadual de Goiás não apenas se destacou com o melhor Ensino Fundamental II e Ensino Médio do país, como também conseguiu alcançar todas as metas de crescimento estabelecidas. Foi o único Estado a cumprir a meta no Ensino Médio, como resultado das mudanças implantadas nas gestões do governador Marconi Perillo (PSDB), candidato ao Senado, e que avançam com o governador Zé Eliton (PSDB).

Os resultados positivos que colocaram Goiás mais uma vez como destaque nacional no ensino público são frutos de constantes investimentos do Governo de Goiás em um conjunto de ações e programas desenvolvidos por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte.

Desde 2011, os números tanto do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) quanto do Ideb demonstram que Goiás possui uma política pública de educação bem definida, que foi se consolidando ao longo dos anos e promoveu esses avanços. 

Entre as ações que resultaram nesse crescente salto de qualidade temos, entre outras ações, a ampliação do número de escolas de tempo integral em todo o Estado, sendo 48 de Ensino Médio, 142 de Ensino Fundamental e 13 de ensinos Fundamental e Médio, totalizando 204 unidades desse modelo em toda a rede. Destaque também para o caderno Aprender+, uma ferramenta didático pedagógica que ajudou a fortalecer os conhecimentos de matemática e português em toda a rede com mais de 1 milhão de exemplares distribuídos e um alcance de 525 mil alunos.  

No Ensino Fundamental II, a média alcançada foi de 5.2, ou seja, 0.4 a mais que o estipulado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep), que era de 4.8. Já no Ensino Médio, a nota conquistada foi de 4.3, superior aos 4.2 esperados.

Outras iniciativas que transformaram o ensino público goiano em vitrine nacional foram o Estudo de Matemática Compartilhado, que trabalha as habilidades dos alunos de forma estratégica e foi um grande sucesso em toda a rede; o Circuito de Gestão para Resultados, que em parceria com o Instituto Unibanco promove formações de professores e acompanha o planejamento das escolas para reforçar o aprendizado dos alunos; e ainda a Caravana Aprender+.

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A Caravana não só foca a capacitação dos professores como também estimula o comprometimento dos alunos para melhor aproveitamento do material pedagógico. Como resultado positivo tivemos em 2017 uma participação recorde de alunos, superior a 90%, nas avaliações de conhecimento como o Saeb e o Saego (Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás).

O Saeb, juntamente com a ADA (Avaliação Dirigida Amostral), foram outras práticas pedagógicas inovadoras. A ADA, que beneficiou 463 mil alunos, detecta o nível de proficiência dos alunos nas disciplinas de Matemática, Português e Ciências da Natureza e gera subsídios para redirecionar o planejamento de ações, evitando defasagem no aprendizado.

Políticas de valorização 

Impossível pensar em avanços na qualidade do ensino se o Governo de Goiás não tivesse investido em uma política de valorização de seus professores e servidores. Em 2017, um pacote de benefícios histórico contemplou as duas categorias, com 21% de aumento para os administrativos; 34% para os professores temporários; 7,64% para todos os efetivos; além da gratificação para todos os professores das escolas de tempo integral e da criação do auxílio-alimentação no valor de R$500,00 para todos os servidores da educação (efetivos e temporários)

Desde 2011, os números do Ideb provam que Goiás não apenas saltou em nível de qualidade, como também continuou crescendo, fato considerado um dos principais desafios da educação. Os bons resultados apenas comprovam a consolidação das políticas públicas adotadas em toda a rede, que mais uma vez chama a atenção de todo o país.

Marcley Matos

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