O Diário Oficial da União publicou nesta sexta-feira (15) as regras do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016. Este ano as inscrições serão abertas às 10h do dia 9 de maio e encerradas no dia 20, e deverão ser feitas exclusivamente pela internet. A novidade deste ano é que a impressão digital dos estudantes será colhida, no primeiro ou segundo dia, para evitar fraudes.
Além disso, a taxa de inscrição, de R$ 68, poderá ser paga em qualquer agência bancária, casas lotéricas ou Correios. Podem pedir isenção da taxa estudantes que se declarem carentes. Caso o estudante tenha se inscrito no Enem de 2015 e não comparecido aos dois dias de prova e não justifique a ausência, perderá a isenção deste ano.
Os estudantes que necessitam de atendimento especializado deverão informar no ato da inscrição. O estudante também deverá enviar para o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) documentos médicos que comprovem a condição.
Esse tipo de atendimento é oferecido a pessoas, por exemplo, com baixa visão, cegueira, surdez, dislexia, autismo e deficiência física. Também poderão ser atendidas gestantes, lactantes, idosos, sabatistas e estudantes em condição hospitalar. Já o estudante travesti ou transexual que queira ser atendido pelo nome social poderá fazer a solicitação na página do participante entre os dias 1º e 8 de junho.
O edital ainda informou que os portões dos locais de provas serão abertos às 12h e fechados pontualmente às 13h. As provas poderão ser iniciadas a partir das 13h30. No primeiro dia de prova, o estudante terá quatro horas e meia para responder as questões de Ciências Humanas e da Natureza. No segundo, serão cinco horas e meia para as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática. Para os sabatistas, o início das provas será às 19h.
Com informações da Agência Brasil