Publicidade
Brasil
| Em 2 dias atrás

Palácio do Planalto divulga programação para marcar os dois anos do ataque à democracia no Brasil

Compartilhar

Na próxima quarta-feira (8), a tentativa de golpe contra a democracia no Brasil completa dois anos. Para marcar a data, o Palácio do Planalto anunciou uma série de eventos em Brasília que relembrarão os ataques à soberania popular e os danos causados ao patrimônio dos Três Poderes. A programação inclui a devolução das obras de arte restauradas, que foram destruídas pelos grupos bolsonaristas durante os atos de 2023, além de um ‘abraço à democracia’.

Segundo a nota divulgada pelo Palácio, a cerimônia começará às 9h30 com a restituição de 21 peças ao patrimônio público, entre elas, um relógio do século 17, presente da Corte Francesa a Dom João VI, que foi um dos símbolos dos ataques antidemocráticos. A peça será entregue na Suíça, onde foi restaurada sem custo para o governo brasileiro.

Publicidade

O trabalho de recuperação da maior parte das obras de arte foi realizado por equipes especializadas no próprio Palácio da Alvorada, com exceção do relógio e de uma ânfora portuguesa de cerâmica esmaltada, que exigiram cuidados especiais devido à sua delicadeza.

Publicidade

Uma das principais atrações do evento será o retorno da tela As Mulatas, de Di Cavalcanti, que será reinstalada no Salão Nobre do Palácio do Planalto. Durante a cerimônia, haverá um ato educativo, com estudantes do Projeto de Educação Patrimonial entregando réplicas da pintura e da ânfora restaurada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Publicidade

A programação também incluirá discursos e a realização de um abraço simbólico à democracia, com autoridades dos Três Poderes descendo a rampa do Palácio do Planalto, acompanhadas pela população. O Partido dos Trabalhadores organizou um canal de inscrições para que cidadãos interessados possam participar da cerimônia, que contará com a presença de representantes de entidades da sociedade civil, movimentos religiosos e sindicatos.

Com essas ações, o governo reforça seu compromisso com a recuperação da democracia e com a memória dos danos causados pelos ataques de 2023, reafirmando a importância de proteger a integridade das instituições democráticas no Brasil.




Publicidade
Publicidade
Elysia Cardoso

Jornalista formada pela Uni Araguaia em 2019