Se a eleição para prefeito do Rio de Janeiro acontecesse hoje, os candidatos Marcelo Crivella (Republicanos-RJ) e a delegada Martha Rocha (PDT-RJ) disputariam voto-a-voto a segunda vaga para ir ao segundo turno. A primeira seria do ex-chefe municipal, Eduardo Paes (DEM-RJ) que tenta retomar o cargo, quatro anos após deixá-lo. É o que indica o levantamento publicado pela Paraná Pesquisas nesta terça-feira (03/11)
Esse cenário aparece no levantamento do Instituto quando a pesquisa é estimulada, ou seja, os nomes dos candidatos aparecem no formulário da entrevista. Neste contexto, Eduardo Paes tem 27,7% das intenções de voto. Empatados tecnicamente, aparecem o atual prefeito, Marcelo Crivella com 14,1% e a delegada Martha Rocha com 14%. Benedita da Silva, do PT, tem 8,2% das intenções do eleitorado carioca, fechando os cinco primeiros colocados na campanha.
O candidato do PSL, Luiz Lima tem 4,2% das intenções de voto e o ex-presidente do Flamengo Bandeira de Mello, da Rede tem 3,2%. A pessolista Renata Souza aparece com 1,9% e Clarissa Garotinho (PL), Fred Luz (Novo) e o vereador Paulo Messina (MDB) aparecem juntos com 1,2% dos votos. O restante dos candidatos possuem menos de 1,0% das intenções do eleitorado.
Votariam branco, nulo ou em nenhum dos candidatos 15,4% do eleitorado entrevistado enquanto 6,4% não souberam ou não quiseram responder.
Espontâneo
A pesquisa do instituto também quis medir a intenção de voto no cenário espontâneo, quando os nomes dos candidatos não aparecem na cartela de entrevista. Neste contexto, Eduardo Paes também lidera com 17, 6% das intenções de voto. Crivella e delegada Martha Rocha também estão empatados com 9,2% e 9,1% respectivamente.
No entanto o que chama a atenção são aqueles que ainda não decidiram ou não sabem em quem vão votar: 37,1%. 16,8% não votariam em ninguém.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º RJ-05250/2020.