O BNDES vai liberar R$ 40 milhões em financiamento do Programa de Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos (PMAT).
A assinatura do contrato entre a prefeitura e o banco foi realizada durante a Reunião Regional Preparatória de Goiás e Tocantins. O prefeito Maguito Vilela ressaltou que o contrato com o BNDES não só transformará o modelo do Paço Municipal de Aparecida como ajudará a atualizar a gestão.
Segundo o diretor do BNDES, Guilherme Lacerda, a assinatura do financiamento é uma oportunidade para o banco federal aprender com uma cidade que está em pleno desenvolvimento e se destacando dentre os municípios mais populosos do país.
Aparecida de Goiânia foi o primeiro município do G100, grupo dos cem municípios com mais de 80 mil habitantes e que apresentam baixa receita e alta vulnerabilidade social, a aderir ao PMAT com condições especiais para o grupo, conquista obtida com o apoio da União Europeia.
O Programa prevê ações que tornarão a máquina pública muito mais eficiente e transparente, como profissionalização da administração tributária; capacitação de servidores, que consequentemente melhorarão o atendimento ao cidadão; assessoramento para criação de planos e cargos e salários para os servidores; treinamento de equipes de fiscalização; aquisição de mobiliários e equipamentos; informatização das rotinas da administração; além da readequação do paço municipal.
O novo Paço Municipal que ocupará a área atual da prefeitura e parte do Centro de Cultura e Lazer José Barroso será dotado de módulos que abrigarão secretarias, um anfiteatro, que já está em construção, e um Centro de Eventos.
(informações assessoria Aparecida de Goiânia)