Publicidade
Geral
| Em 3 meses atrás

Pacientes do Hospital de Santa Helena tem tratamento humanizado com terapia de jardim

Compartilhar

Os pacientes do Hospital Estadual de Santa Helena de Goiás Dr. Albanir Faleiros Machado (Herso) que passam por internação prolongada estão sendo submetidos a tratamento humanizado. As equipes multidisciplinares levam os pacientes e acompanhantes para passeios pelo jardim da unidade, com o objetivo de aliviar o estresse do ambiente de internação hospitalar.

Dentro das condições clínicas de cada paciente é feita uma triagem pelos profissionais que lidam diretamente com eles, e definidos roteiros e melhores momentos para um passeio pelo jardim. O principal objetivo é permitir que pacientes respirem um ar de fora do ambiente hospitalar, vejam plantas e pessoas e aproveitem a fonte de vitamina D do sol.

Publicidade

A gerente assistencial do Herso, enfermeira Ariany Marques, explica que essa prática vem sendo adotada sempre que é possível para proporcionar alegria e descontração aos pacientes e acompanhantes. “A ciência já comprovou que pessoas que passam mais tempo em jardins usufruem de benefícios diversos à saúde psicológica e física, especialmente quando submetidas a tratamentos médicos”, explica Ariany.

Publicidade

De acordo com a enfermeira, o tratamento humanizado auxilia na recuperação do paciente. “O fato do paciente poder contemplar a natureza e não ficar só preso dentro do quarto do hospital se estende para questão física, ele tem uma recuperação mais acelerada e pode ter um contato mais próximo com os familiares nos horários das visitas”, comenta.

Publicidade

A auxiliar de panificação Gabriela Estefanie Ferreira Gurutuba está acompanhando o filho Peterson Levi Gurutuba em seu tratamento e aproveita os momentos de levar o pequeno para um passeio pelo jardim. Moradora de São Simão ela conta que ficou contente quando saiu a vaga para o filho ser acolhido no Hospital de Santa Helena e elogia o atendimento dispensado a ela e ao garoto.

“Eu fiquei com ele internado em São Simão uns cinco dias até que a regulação conseguiu uma vaga aqui no Hospital de Santa Helena. Estou muito satisfeita com o pessoal que cuida com muita atenção e ele está bem melhor”, resume a mãe agradecida.

Publicidade

Ariany Marques ressalta que a preocupação dos profissionais médicos e das equipes multiprofissionais é garantir um ambiente acolhedor e diferenciado para todos. “Nossa meta é prestar um serviço de saúde de excelência e uma presença forte de humanização no atendimento. Vamos melhorar isso a cada dia”, finaliza.

Publicidade
Luana Cardoso

Atualmente atua como repórter de cidades, política e cultura. Editora da coluna Crônicas do Diário. Jornalista formada pela FIC/UFG, Bióloga graduada pelo ICB/UFG, escritora, cronista e curiosa. Estagiou no Diário de Goiás de 2022 a 2024.