Nesta segunda-feira (11/07), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aparecida de Goiânia informou que os dois pacientes diagnosticados com varíola dos macacos no município continuam bem. Os casos confirmados são referentes a dois homens, de 33 e 34 anos, respectivamente, e foram confirmados pela Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO), no último sábado (09/07).
Segundo informou a SMS de Aparecida, ambos os pacientes têm histórico de viagem a São Paulo e estão em isolamento domiciliar, com boa evolução do quadro, sendo monitorados diariamente pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Aparecida (Cievs). De acordo com a pasta, os pacientes já receberam atendimento médico e orientações quanto a necessidade de manter isolamento, uma vez que a transmissão ocorre por contato próximo às lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados.
LEIA TAMBÉM: Ex-participante de ‘No Limite’ fala sobre ter contraído varíola dos macacos (diariodegoias.com.br)
Em nota, a pasta ressaltou ainda que, embora a doença tenha sido identificada pela primeira vez em macacos, o surto atual não tem relação com esses animais.