O número de pacientes infectados com a covid-19 à espera de uma vaga numa UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e enfermaria em hospitais destinados ao tratamento da doença era de 45 pessoas até às 11h desta quinta-feira (29), segundo site do Ministério Público de Goiás (MP-GO).
Eram 54 cidades que estavam, naquele momento, sem condições de receber mais pacientes que necessitam de tratamento do coronavírus. Desta forma, portanto, esses nomes vão para uma lista dos sistemas de saúde de cada município e ficam a esperar uma liberação para algum local com leitos disponíveis.
Ainda de acordo com os dados disponíveis pelo MP, há 3 cidades com três pessoas, cada uma delas, aguardando um encaminhamento para um leito, são Goiânia, Caldas Novas e Valparaiso de Goiás. As demais cidades, desse grupo de 54, estão apenas com 1 ou 2 pacientes nessa mesma situação.
Como esse o número é relativamente pequeno, o sistema de saúde não o define como ‘fila de espera’, pois em até 24 horas o Complexo Regulador Estadual pode atender a todos os pacientes.
A reportagem do Diário de Goiás entrou em contato com a assessoria da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia e Secretaria Estadual de Saúde de Goiás para comentar o caso, mas não obteve resposta até à publicação deste texto, que poderá ser atualizado.