A Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) levou um caminhão com donativos para atender famílias atingidas pela enchente do Rio do Peixe, em Lagolândia, distrito de Pirenópolis. Na primeira remessa, foram entregues 50 cestas básicas, dez enxovais de bebê, 100 cobertores, água potável e brinquedos infantis.
O povoado foi alagado após a forte chuva do último domingo (28). Moradores ficaram desabrigados depois que a força da água derrubou casas e destruiu mobiliários.
O governador Ronaldo Caiado esteve em Lagolândia nesta terça, ao lado do prefeito de Pirenópolis, Nivaldo Melo. “Fizemos aqui uma vistoria e orientamos ações a serem tomadas, principalmente em relação às casas com risco de desabamento e com retirada de todos os entulhos acumulados para que não ocorra contaminação”, disse Caiado.
“As fossas, com o volume de água, ficaram afloradas e romperam-se. Então, agora, o cuidado é com a saúde do distrito de Lagolândia”, explicou o governador na Escola Estadual Benedita Cipriano Gomes, que abriga parte das famílias afetadas pela enchente.
Veja: Prazo final para inscrição em concurso da Educação é quinta-feira
Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBM-GO), os 53 milímetros de precipitações provocaram a cheia do Rio do Peixe, que corta Lagolândia. O volume de água em relação ao curto espaço de tempo em que a chuva caiu é considerado atípico para a região. Conforme a corporação, 32 famílias foram atingidas e tiveram perdas materiais. Não há registros de mortes, nem de desaparecimentos.
Os bombeiros promovem a limpeza das ruas públicas de Lagolândia e devem receber o auxílio de colaboradores e de caminhões de limpeza urbana vindos de Pirenópolis para o recolhimento de resíduos. Todos os esforços visam evitar uma epidemia sanitária no local.